Nesta terça, 2 de abril, a partir das 18h30, no monumento Marco Zero do Equador, será comemorado em Macapá o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A ação foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, com o objetivo conhecer e conscientizar a população sobre o autismo.
Várias ações estão programadas para acontecer simultaneamente em todo o Brasil, como a iluminação de prédios e monumentos, de azul. Em Macapá, além da iluminação, serão distribuídos materiais informativos sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.
A Coordenadoria de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU) participará da programação juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP). O objetivo é disseminar a informação e integrar as ações com instituições parceiras.
Para a coordenadora da CMMAU, Ariane Luna, o autismo ainda é desconhecido por muitos, e gera perplexidade, porque o autista, além de ter um comportamento diferente, em alguns casos, possui dificuldade de socialização, sendo necessárias discussões sobre formas de esclarecer e informar a respeito do tema.
“É preciso conhecer. Nos dias de hoje, com o diagnóstico precoce e tratamento, o autista pode ter uma vida normal, o dia Mundial da Conscientização do Autismo ajuda a entender e a falar sobre isso”, diz Ariane.
Sintomas
Pouco contato visual, baixa interação, rejeição a toques, comportamento repetitivo, isolamento. Esses são alguns dos sinais mais comuns em quem sofre de autismo. Quando esses sinais são percebidos logo nos primeiros anos de vida, as chances de o tratamento ter sucesso e da criança evoluir são muito maiores.
Qual é o caminho para o tratamento correto?
O autismo não tem cura, apenas tratamento, com ele é possível que a pessoa se desenvolva, torne-se independente e se relacione com outras pessoas, por isso precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e profissionais da educação são alguns dos especialistas que fazem parte da equipe.
Sônia Sharlote – Asscom CMMAU
Contato:9139-7654
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850
No Response to "Ação visa conscientizar população sobre o autismo"
Postar um comentário