Seguidores

segunda-feira, maio 21, 2012

Dia da Língua Nacional

1
Por Antonio Carlos Olivieri
Imagem encontrada no site do Corrêa: http://www.correaneto.com.br/site/

Hoje, 21 de maio, é o dia dedicado a homenagear a língua nacional. Língua nacional é aquela que se fala numa nação. Na nossa nação, o Brasil, como você sabe, essa é a língua portuguesa. Então, pode lhe parecer o caso de se perguntar, antes de mais nada: uma coisa tão banal quanto a língua que falamos, que utilizamos a todo instante, até em nossos pensamentos, merece mesmo uma homenagem? 

Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade lingüística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.

Nesse sentido, a língua é abstrata como todos os conceitos. Ela só se torna concreta quando é usada por alguém no processo de comunicação. Isso ocorre toda vez que alguém fala ou escreve, de modo que o exemplo mais concreto que se pode oferecer agora é precisamente o texto que você está lendo. Ele foi escrito por alguém e para alguém com a finalidade de comunicar alguma coisa.

Comunidade lingüística

Note que, nesses termos, isso poderia ter sido escrito em qualquer língua, se estivesse sendo escrito em qualquer outro país que não usa a língua portuguesa como meio de comunicação e expressão. E assim se revela a importância da expressão "comunidade lingüística" empregada na definição de língua. Toda língua é o meio de comunicação e expressão de um grupo de pessoas em particular, de uma comunidade específica, de um povo, de uma nação.

Isso deixa claro que há uma relação profunda entre uma língua e o povo que a fala. A língua é o meio de expressar a maneira pela qual esse povo - e nenhum outro - compreende o mundo, assim como é o meio através do qual esse mesmo povo se coloca no mundo. Portanto, a língua traduz a identidade de um povo, seu modo de ser e de estar.

O povo brasileiro se expressa por meio da língua portuguesa, aquela que os colonizadores portugueses trouxeram para nosso território, difundindo-a e fazendo-a tornar-se a forma de comunicação e expressão predominante por aqui. No entanto, a língua do povo brasileiro não é idêntica à do povo português.

Um comentário:

  1. A nossa língua brasileira não é a linguagem portuguesa. Aqui ganha contornos,beleza, sonoridade, sentidos neológicos e composições de ocasiões,sem classificação gramatical.Mas as pessoas usam expressões e palavras sem se dar conta o que esta palavra significa, na origem na formação, a genealogia. E passam a reproduzir termos do tempo em que a Fortaleza era de taboca e que nem neste tempo fazia sentido e continuam perpetuando termos sem significado lógico. É aí que surge o velho deitado,levantando o questionamento e análise do que estamos reproduzindo sem saber o que dizemos."De formas que considerando os entretantos,haja vista as intempéries, considerando os entretantos, de modos que... É isso, mesmo".Por isso os cães ladram e a carocinha nem passa. E tem gente nesse tempo de viagens espaciais, falando no andar da carruagem, pisando no século XV para trás. Se ainda trafegam de carruagem...

    ResponderExcluir