Seguidores

terça-feira, maio 22, 2012

Governo alinha parceria com União para promover o desenvolvimento inclusivo do Amapá

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta terça-feira, 22, no auditório do Monumento Marco Zero do Equador, do subsecretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Barros, um relatório elaborado entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap). A ação visa o desenvolvimento inclusivo do Estado e o avanço da gestão pública em todos os setores.

Conforme a diretora-presidente da Adap, Ivana Antunes, o relatório consiste identificação de problemas e formulação de ações efetivas para a diminuição da pobreza, melhoria da educação, saneamento, habitação, entre tantos outros setores.

Ela explicou que o levantamento das informações objetiva resolver questões desfavoráveis para administração pública, possibilitar a interação entre os governos Federal e Estadual para o avanço do Amapá.

Ivana Antunes elucidou que a ação será contínua. Desde o diagnóstico, elaboração de estratégias e avaliação de políticas públicas, aplicável horizontalmente a todos segmentos da Administração Pública Direta e Indireta.

A titular da Adap também destacou que, posteriormente, será formalizado um Termo de Cooperação Técnica com a SAE, que possibilitará a execução desta metodologia para o tratamento das políticas públicas, em diversos segmentos do governo estadual, contemplando-se metas tanto de curto, médio e longo prazo.

"Somos um dos primeiros estados a ser contemplados com este alinhamento das políticas. Este diagnóstico nos auxiliará a reduzir a pobreza nas áreas urbana e rural do Amapá, na integração da Faixa de Fronteira e no desenvolvimento regional. Este trabalho preparará o Estado para os próximos 30 anos", pontuou Ivana Antunes.

O subsecretário da SAE fez uma explanação sobre a evolução dos principais indicadores do Amapá em relação ao Brasil a outros estados e regiões (Norte e Amazônia Legal).

"Queremos ajudar o Amapá a formular estratégias de desenvolvimento. Recentemente, a área social do Estado melhorou, mas com essa interação, ajudaremos o governo do Estado a avançar ainda mais", ponderou Ricardo Barros.

O governador afirmou que pediu ao ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, que o Amapá fosse incluído neste programa inclusivo, que formula medidas de combate a pobreza e proporciona o avanço em vários setores. Camilo Capiberibe ressaltou que a interação ajudará na execução de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida no Estado.

"Essa interação é uma maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam, que estão abaixo da linha de pobreza. Após este estudo preliminar, assinaremos um protocolo de intenções junto a SAE e a partir daí trabalhar em parceria com o Governo Federal para efetivar políticas públicas específicas e assim promover o avanço do Amapá ", salientou o governador

A SAE

A Subsecretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) é um órgão da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR), que tem como principal objetivo propor, em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal a elaboração de ações e projetos estratégicos de longo prazo.

Outras atribuições da SAE são: consolidar os projetos de longo prazo para a formulação de uma estratégia nacional; promover estudos comparados de desafios e projetos nacionais, bem como os de outros países; estabelecer parcerias com entidades e órgãos técnicos congêneres e promover e coordenar a atividade de pesquisa e análise necessárias à formulação de políticas de longo prazo.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governo alinha parceria com União para promover o desenvolvimento inclusivo do Amapá"

Postar um comentário