Seguidores

terça-feira, maio 15, 2012

O novo

1
Por Bianca Andrade.

O novo... - Quando menos se espera, este moço de pouca idade chega e confronta... Revira-nos do avesso e nos faz analisar o lado mais desafiador: o desconhecido. 

No fundo, ele gera aquele friozinho e as incertezas do que será. Enfrentamos dúvidas, medos, problemas... Que com o tempo são respondidos e solucionados através de nossos esforços de construção/reconstrução; com determinação, foco e fé no que se deseja, isto, dentro de nossas próprias limitações, sem pressa. Aí traz a paz, independente de redemoinhos externos, sem monitorar horas de duração desta intrínseca calmaria.

Gosto quando Quintana diz: “Nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata”. Forte! Um choque de palavras que me fez despertar. Penso que nestas horas, de quando nos libertamos do que passou, vem o que almejamos. É como uma voz que soa: Eu quero seguir! - E o que é o futuro, se não a execução de etapas? O que se trabalha hoje em busca da elevação do amanhã! Inegável é o sabor de saber onde se está e para onde se quer ir.

Cada um escolhe uma trajetória, tem sua experiência. Eu aprendi a duras penas que, me montando ou desmontando, é revigorante se entregar, e o novo nada mais é que um presente da vida e, como tal, temos que fazer jus ao nome: Pre-sen-te! Pois, quem sabe um dia este se prolongue além de embrulhos e faça uma “eterna” renovação de existência? – Decifrá-lo além dos olhos e longe de palavras...

É importante analisar que nós mesmos somos responsáveis por este processo, pois é o que cultivamos dentro de nós, diariamente, em nossas diferentes ações. Nascemos ignorantes, nos alimentamos de leituras, de vivência, enfim! Conhecimentos teóricos e práticos... E ainda assim, não aprenderemos tudo. Entregar-se aos mistérios é ímpar e, com sorte, vira par... Uma busca a dois, eterna em momentos.

Como falta eu aprender muito, eis um até logo com sabor de Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, seja para um novo emprego, um novo curso, um novo amor... E mesmo nas dúvidas que nos movem, o que não é tolerável é estagnar em pleno play, sem se inovar. E o que nós queremos mesmo da vida?

E para o que virá ou já está. Ficará ou passará: Tarrus Riley – Superman.


Um comentário: