Seguidores

quinta-feira, setembro 06, 2012

Governador Camilo Capiberibe lança programa Pro-Agroindústria

0


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta quarta-feira, 5, no auditório do Pavilhão Internacional de Oportunidades de Negócios da 49ª Expofeira Agropecuária, o programa Pro-Agroindústria. A ação visa recuperar e implantar empreendimentos de beneficiamento de produtos regionais. O programa foi criado para reestruturar e fortalecer as agroindústrias, gerar negócios e melhorar a qualidade de vida das comunidades atendidas.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), órgão que gerencia o programa, o Governo do Amapá investirá, até 2014, um montante de R$ 28 milhões no Pro-Agroindústria. Segundo o secretário, serão favorecidos pelo programa empreendimentos que trabalham com açaí, leite, camarão, pescado, mel, mandioca e outros produtos.

José Reinaldo afirmou que mais de 20 agroindústrias, construídas ao longo dos anos pelo governo do Estado, passaram por avaliação para que as prioridades fossem definidas. Ele disse ainda que o programa será implantado de forma integrada com ações como o Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf), o que verticalizará a produção e facilitará o acesso do produtor ao mercado.

O governador destacou que o Pro-Agroindústria garantirá o retorno das atividades das agroindústrias, que em geral funcionam precariamente. Camilo Capiberibe explicou que as instalações serão reformadas, adaptadas e equipamentos serão consertados ou trocados. Camilo Capiberibe enfatizou que medida gerará renda à população, por meio de ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural, por intermédio da agregação de valor da matéria-prima regional em suas agroindústrias.

"Estamos implantando políticas claras para a inclusão produtiva da população. Essas ações precisam ser reconhecidas e legitimadas pelos produtores do Amapá. Este programa foi discutido com os trabalhadores do setor. Com o Pro-Agroindústria, geraremos negócios e promoveremos a melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas", ponderou o governador.

Para tornar o programa possível, além de investimento direto do Estado, o governador enfatizou que fará parcerias com o governo federal, bancada federal e outros agentes financiadores.

Entidades beneficiadas

Receberão os incentivos agroindústrias como a Escola Indústria de Pesca, Unidade de Beneficiamento de Mel de Porto Grande, Cozinha Comunitária de Derivados da Castanha da Associação de Mulheres de Água do Cajari, Unidade de Laticínios do Amapá, Casas de Farinha em diversas regiões do Estado, entre outros empreendimentos.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe lança programa Pro-Agroindústria"

Postar um comentário