Seguidores

quarta-feira, setembro 05, 2012

Governador do Amapá reúne-se com conselheiro de Agricultura dos Estados Unidos

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reuniu-se nesta terça-feira, 4, em seu gabinete na 49ª Expofeira Agropecuária, com o conselheiro de Agricultura dos Estados Unidos da América (EUA), no Brasil, Robert Hoff. Durante a visita, eles dialogaram sobre as potencialidades do Estado. De acordo com o norte americano, o EUA tem interesse em identificar possíveis parcerias para o futuro nos estados da Amazônia.

No encontro, que contou com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Paulo Nunes; secretário de Estado da Cultura, Zé Miguel; diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá, Ivana Antunes e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá, Marco Aurélio Bezerra, foi exposto ao conselheiro americano ações do governo para o desenvolvimento do setor produtivo.

O titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural explicou as ações governamentais para o setor ao conselheiro. Segundo ele, foram o Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf), no qual o Estado já investiu R$ 5,5 milhões para a redução da prática do desmatamento e queimadas, a diminuição da insegurança alimentar, geração de renda no meio rural, aquisição de insumos e serviços de mecanização agrícola, a serem contratados pela entidade.

Já o diretor-presidente da Diagro, Rosival Gonçalves, elucidou que o governo está avançando no combate a febre aftosa, que possibilitará a exportação de gado amapaense para países como a Venezuela e Líbano; enfrentamento à mosca da carambola, peste que atinge plantações, e o apoio dado pelo Estado à iniciativa privada na exportação de açaí, inclusive para o EUA.

O governador também discorreu sobre a parceria do Estado com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Estado (Embrapa). Camilo Capiberibe afirmou que entre as ações está o Sistema Bragantino, desenvolvido pela Embrapa do estado do Pará e adaptada pela Embrapa do Amapá para a agricultura local. A ação consiste em técnicas de plantio direto que recuperam a fertilidade do solo e explicadas aos agricultores beneficiados pelo Protaf.

Palestra

Robert Hoff veio ao Amapá palestrar nesta quarta-feira, 5, no Pavilhão Internacional de Oportunidades de Negócios da 49ª Expofeira. O tema será "Tendências Globais da Agricultura nos últimos 10 anos". O conselheiro disse que ficou contente em saber das ações do governo em benefício do setor primário amapaense e que pretende vir outras vezes ao Estado.

Visita

O governador também visitou o Pavilhão Internacional de Oportunidades de Negócios com os gestores de órgãos governamentais ligados ao setor primário do Estado. Na ocasião, Camilo Capiberibe viu in loco os avanços dos empreendimentos da iniciativa privada em diversos setores, que receberam o apoio do governo do Estado.

Participaram da visita os titulares da Agência de Pesca do Amapá (Pescap), João Bosco Alfaia, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Antônio Cláudio, Diagro e SDR.

Elton Tavares

No Response to "Governador do Amapá reúne-se com conselheiro de Agricultura dos Estados Unidos"

Postar um comentário