Seguidores

sexta-feira, setembro 20, 2013

Justiça Eleitoral visita Aldeias indígenas Wajãpi

0

O chefe do Cartório Eleitoral da 11ª Zona, Heverton Fernandes, visitou, nesta semana, várias aldeias indígenas da tribo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari. A ação teve o objetivo de colher informações e registros fotográficos para subsidiar o processo que trata da criação da 15ª Zona Eleitoral. A iniciativa faz parte das ações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) para possibilitar que todos os cidadãos exerçam a cidadania por meio do voto. 

A tribo Wajãpi é formada por 48 aldeias espalhadas pelo Estado do Amapá, em sua maioria no Município de Pedra Branca do Amapari. Existem duas Seções Eleitorais criadas e em funcionamento nas aldeias indígenas Wajãpi. 

A Escola Municipal Aldeias Wajãpi fica próxima (perímetro de 30 km) às aldeias Aramirã, Pinoty, Okara’yry, kwapo’ywyry, Mõgywyry,kuruwaty, Cinco Minutos, Ytumiti, CTA, Manilha, Peke’a e Jakare, cujo acesso é terrestre, via estrada não asfaltada, as quais foram visitadas pelo servidor da 11ª Zona. 

“Durante a visita colhemos informações sobre a cultura, localização, percursos e experiência ao acesso da Justiça Eleitoral às determinadas aldeias”, pontuou  

Criação da 15ª Zona Eleitoral
Atualmente, a 11ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, sendo que o primeiro é a sede da Zona Eleitoral. Porém, existe um processo administrativo tramitando no TRE-AP para a criação da 15ª Zona Eleitoral, que abrangerá o município de Pedra Branca do Amapari.

A 11ª Zona Eleitoral possui 7 (sete) localidades de difícil acesso, quatro delas no município de Serra do Navio e três em Pedra Branca do Amapari, consoante a Resolução TRE/AP 217/2003, o que gera muitas dificuldades na época das eleições.

Serviço:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares, com informações de Heverton Fernandes, servidor da 11ªZE. 
Fones: 2101-1504/8406-497791474038

No Response to "Justiça Eleitoral visita Aldeias indígenas Wajãpi"

Postar um comentário