Seguidores

terça-feira, setembro 10, 2013

Políticos do Amapá ainda não fizeram revisão biométrica, diz TRE (Via G1 Amapá)

0
Flávia Dias, do G1 Amapá

A maioria dos políticos do Amapá ainda não realizou a revisão biométrica, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com levantamento do órgão, 52% da população do estado fez o recadastramento desde que o processo iniciou, em fevereiro de 2013.

“Esse deputado, senador, que não vier, não poderá se candidatar, pois os títulos serão cancelados”, alertou o presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales. Ele reforçou que os detentores de mandatos devem motivar seus eleitores à procurarem os postos para revisão biométrica.

A capital possui 255 mil eleitores, e, destes, 43% procuraram os postos para revisão biométrica. Dezesseis postos de atendimento estão distribuídos pelos municípios de Macapá e Santana. Mesmo assim, a procura ainda é pequena, segundo o TRE. “A capacidade é para 3 mil atendimentos por dia, no entanto, não são feitos nem a metade”, disse o desembargador. Segundo ele, o número é considerado baixo para o tribunal, que lembra que o processo finaliza em 29 de novembro, "impreterivelmente", afirma.

O recadastramento biométrico é uma determinação da Justiça Eleitoral para garantir maior segurança durante a votação, além de mais agilidade e precisão na identificação do eleitor. 

A população tem até novembro de 2013 para fazer o recadastramento e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O eleitor que não atualizar o cadastro terá o título cancelado e ficará impossibilitado de fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do Governo Federal, e a certidão de quitação eleitoral.

A partir de dezembro, o TRE estará fazendo a revisão biométrica nos demais municípios do estado.

Confira a lista dos postos de atendimento para biometria, em Macapá e Santana:

Na Casa da Cidadania, de 8h às  18h, na Avenida Mendonça Junior, 1452 – Centro (e aos sábados, de 9h às 17h); Biblioteca do TRE, no edifício sede do Tribunal, localizado na Avenida Mendonça Junior; Todas as Unidades do Super Fácil de Macapá, localizadas  na Rua: Claudomiro de Moraes - Novo Buritizal; Avenida Jovino Dinoá – Beirol; Avenida Raimundo Álvares da Costa – Centro e Rodovia BR 156, nº 898 - São Lazaro, com atendimento no horário de 8h às 18h. 

Também na Escola do Legislativo, de 8h às 18h, na Av. Hildemar Maia, esquina com a Av. Timbiras – Buritizal; Sebrae, de 8h às 17h, na Av. Ernestino Borges, 740 – Laguinho; Justiça Federal, de 8h às 18h, na Rodovia BR-156, s/n° - Infraero II; Companhia de Eletricidade do Amapá  (CEA), de 8h ás 18h; Prefeitura Municipal de Macapá (PMM);  com entrada pela Rua Odilardo Silva, Avenidas  Fab e Procópio Rola, de 8h às 17h; Correios, na Avenida Coriolano Jucá, 125, centro, no horário de 8h às 16h30 e Detran, na Rua Tancredo Neves, 217, São Lazaro de 8h às 17h. 

Aos sábados,  as unidades do Super Fácil atenderão de 8h às 12h e a Casa da Cidadania de 9h às 17h.

O Cartório Eleitoral (localizado no prédio do Fórum da Justiça Estadual, na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 2100, Vila Amazonas) – de 7h30 às 15h; Super-Fácil Santana (Área Portuária) – de 7h30 às 14h30min e Centro de Apoio a Juventude (Caju), que inicia amanhã, 8, no horário de 8h às 14h.

No Response to "Políticos do Amapá ainda não fizeram revisão biométrica, diz TRE (Via G1 Amapá)"

Postar um comentário