O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) se prepara para mais uma edição do programa Doa Mulher, instituído no Estado há 12 anos. A ação faz parte das estratégias da instituição para ampliar o estoque de sangue e incentivar as mulheres a tornarem-se doadoras de sangue
A sétima edição do Doa Mulher deste ano acontece nos dias 30 e 31 deste mês (quarta e quinta-feira), respectivamente. "O objetivo é sensibilizar a todos para o ato de doar sangue e salvar vidas, e nestas datas especialmente, as mulheres que ainda são em minoria no Brasil na condição de doadoras de sangue", disse a assistente social do Hemoap, Marilda Ferreira da Cruz de Jesus.

Segundo Marilda Ferreira da Cruz, o programa Doa Mulher acontece sempre no final de cada mês, com aproximadamente 400 mulheres cadastradas. "O Hemoap vai intensificar cada vez mais as campanhas, com o objetivo de atingirmos pelo menos mil mulheres doadoras de sangue até o final deste ano. Neste aspecto as mulheres estão muito atrás dos homens sim", declarou.
"É importante que nossas mulheres doadoras de sangue recebam apoio de seus maridos, namorados e amigos, inclusive fazendo companhia a elas durante a doação, para que também se interessem pela iniciativa e tornem-se doadores de sangue", aconselhou.
Sensibilização
Paralelo a essa campanha do programa Doa Mulher, o Hemoap vem reforçando o trabalho de captação hospitalar. As ações acontecem dentro dos hospitais públicos e particulares, com a proposta de sensibilizar familiares e amigos de pacientes internados, com indicação cirúrgica, para a necessidade de tornarem-se doadores voluntários de sangue. Marilda diz que a reposição de sangue é sempre muito complicado. "Ainda existe muita resistência da família e de amigos em se propor a fazer a reposição de sangue. Isso implica, claro, na manutenção do nosso baixo estoque de sangue". O trabalho é coordenado pelo Serviço de Captação e Orientação Social (SCOS).
Em agosto, o Hemoap fará uma campanha direcionada ao pais, alusiva ao Dia dos Pais. No mês de setembro, o foco será os militares por conta da Semana da Pátria. Enquanto que em novembro a programação será mais intensa e marcará o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado dia 25 daquele mês.
O Hemoap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e recebe doadores a partir dos 16 anos de idade. O hemocentro fica localizado à Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro.
Mais Informações: 3223- 8819/ 3212- 6289/ 9148- 8001.
Edy Wilson Silva
Asscom GEa
No Response to "Hemoap reforça campanha para ampliar número de mulheres doadoras de sangue"
Postar um comentário