Seguidores

segunda-feira, setembro 16, 2013

Amapaense é selecionado pela Bolsa Funarte em Artes Circenses e vai para Rio de Janeiro realizar sonho de se profissionalizar

0

Quero aproveitar a oportunidade pra aprimorar e obter conhecimentos na área de artes circenses e suas linguagens,  contribuindo e fortalecendo a categoria”.

Aos 19 anos de idade, Joseph Batista Oliveira dos Santos, nome artístico Jhou Santos, está entre os 50 agraciados, de todo o Brasil, selecionado pela Bolsa Funarte para Formação em Artes Circenses 2013. As bolsas, no valor de R$ 20 mil cada, sendo dez para cada região brasileira, são para o Curso Básico de Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Jhou viajou em agosto em busca do seu sonho que virou realidade, atrás de conhecimento, mais experiência e quem sabe, uma oportunidade de reconhecimento, de trabalho no eixo sul-sudeste, almejado por tantos artistas, para ganhar o mundo e depois voltar para sua terra, para fortalecer o segmento circense.

Divido em três etapas, sendo a terceira, presencial, ele arcou, arduamente, com os custos da viagem para conseguir chegar ao Rio de Janeiro e fazer a ultima etapa do edital. Empresta dinheiro daqui, junta a família para coleta, conta com a ajuda de amigos, se multiplica para dar conta de se apresentar em diferentes produções para economizar ainda mais. O esforço valeu a pena.


O menino, que começou a atuar com 12 anos, hoje apresenta um portfólio de gente grande: participou dos grupos de teatro estudantil Ex-theatro, Cia Teatração, Cia Baluarte, Cia Santa Art’s, Bacaba Cia teatral, Grupo de teatro Grande Porte, Grupo artístico Vizualizando, grupo ateliê suspenso, Movimento Cultural Desclassificáveis e Cia de Artes Tucuju, no qual é coordenador.

Atualmente exerce a função de produtor e diretor da Cia. de artes Tucuju, foi do segmento da capoeira, onde atuou como capoeirista, monitor e jurado em um campeonato realizado pela associação cultural de capoeira Mestre Bimbinha. Se embrenhou no hip hop, dançou no grupo Red Bi-boy’s. Atua nas artes visuais e é acadêmico do curso de Artes Visuais da Unifap. E ainda foi premiado pelo Ministério da Cultura com o Premio Agente Jovem de Cultura, além de ser idealizador de projetos culturais, Curta os Curtas (audiovisual), Cultura no Quintal e Cena Tucuju.

Seu último trabalho foi no espetáculo “Curupira um ser inesquecível”, do Movimento Cultural Desclassificáveis. Sua atuação como curupira foi muito elogiada pela classe artística. Com sua ida para o Rio de Janeiro, o Movimento procura um substituto à altura.


O amapaense Jhou Santos está cheio de expectativas e orgulhoso de estar representando o Amapá. “Quero aproveitar a oportunidade pra aprimorar e obter conhecimentos na área de artes circenses e suas linguagens,  contribuindo e fortalecendo a categoria. Concluir o curso para, após formado, fazer outros e voltar para o meu estado para contribuir com fortalecimento do circo no Amapá, através de oficinas, vivencias, montagens e etc.. quero por em pratica o que eu aprender, pois infelizmente no Amapá a categoria do circo não é  muito difundida e não temos muitas opções de formação artística  aprendemos com muita paixão, através de pesquisas, participação em projetos de circo, que são pouquíssimo aqui no estado, e participando de oficinas de profissionais que vem de fora do estado”, fala.

As aulas na instituição mais conceituada de circo do Brasil, a Escola Nacional de Circo, iniciou no dia 5 de agosto e tem duração de dez meses.

Rita Torrinha - 8112-6468
Jhou Santos - joseph-ap@hotmail.com 
Contato: 9107 3899 

No Response to "Amapaense é selecionado pela Bolsa Funarte em Artes Circenses e vai para Rio de Janeiro realizar sonho de se profissionalizar"

Postar um comentário