Seguidores

quinta-feira, setembro 12, 2013

Hoje rola espetáculo Onda Encantada em Macapá

0

Forte, suave, ousado, encantado.  O espetáculo Onda Encantada desperta emoções lançadas pela bailarina e performer Tatiana Benone, com o projeto Um Solo para Minha Terra, uma investigação cênica em dança-teatro-tecido acrobático contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012, e tem apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura de Macapá (Fumcult) e do Instituto de Artes do Pará (IAP). O resultado é uma itinerância que inicia na ilha do Marajó, nas cidades de Soure e Salvaterra, e se estende por Marapanim, Bragança, Santarém, Belém e a capital amapaense, Macapá.

O objetivo é levar o espetáculo solo acompanhado de um rico processo de troca de experiências: oficinas de improvisação em dança com o tecido acrobático, trabalho que tem recebido o foco da artista nos últimos anos. Trata-se de uma ação diversa para a dança, que explora o movimento do nível do corpo ainda no chão. O tecido acrobático, um aparelho circense, inclui a suspensão que alarga as fronteiras do espaço e relação com a gravidade, ampliando as possibilidades da expressão corporal e dança. 

As primeiras apresentações foram em municípios da ilha do Marajó, Soure e Salvaterra, em julho, e Bragança, em agosto. Em Macapá as apresentações iniciam no dia 12, às 19h30, no Largo dos Inocentes, integrando o Concerto de Verão da Confraria Tucuju. No dia seguinte, 13, será oferecida uma oficina gratuita de tecido acrobático, a partir das 16 horas, na Escola Hildemar Maia. No dia 14 será a vez do espetáculo na Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, às 17h. A programação encerra no dia 15, quando a comunidade  participa da oficina, às 16h, no mesmo local. O espetáculo visita ainda Marapanim e Santarém neste mês, encerrando a cena, Belém, em setembro.

A artista deu preferência a apresentações sob árvores, com os tecidos pendurados em altos galhos, tornando-se parte integrante da natureza.  Este cenário será da maioria das cidades onde percorre o espetáculo. O horário escolhido para as apresentações também teve uma significância especial para Tati, às 17h, para aproveitar a luz do por-do-sol, negociando sempre com a chuva típica paraense. Trata-se de uma conexão com a paisagem, a vida do lugar, e sua gente. Tati acredita que as experiências poéticas podem ser compartilhadas, por isso, todas as apresentações e oficinas serão gratuitas.

Suspensa por tecidos, a bailarina paraense retorna às raízes de sua infância, nas lembranças dos sapinhos “cantando” nas ruas da Baía do Sol, em Mosqueiro, ou nos movimentos que fazem as garças no Marajó ou em uma rua qualquer de Belém. Tati brinca com os tecidos como passeia pela memória, em um acontecimento que se diversifica entre o chão e o alto, em que o tecido torna-se luz e rios em diversos momentos. A média de altura da performance é de 7 metros.

Em cena estarão também os martírios deste solo-mãe-terra: a voz de sua filha sobre as problemáticas econômicas e socioambientais do Pará, em uma performance emocionante e envolvente.

Navegando

Está no ar o site do projeto, no endereço www.tatibenone.com, em que serão depositadas a trajetória e proposta dos espetáculos, por meio de textos vídeos e fotos. Contribuições de outros artistas, com textos e outras formas de expressão, também serão parte do conteúdo.

É neste espaço que serão feitas as transmissões ao vivo das apresentações nos municípios. Também é possível saber mais sobre o projeto nas redes sociais facebook - /Ondaencantada e twitter - @ondaencantada1.

Acompanhe o cronograma no www.tatibenone.com.

FICHA TÉCNICA
·         Concepção e execução: Tatiana Benone
·         Colaboração: NebulosaGrupa, Kelly Ramos, Boris Knez, Dani Mendes
·         Concepção musical e Trilha Sonora: Gustavo Lemos
·         Contra-regragem e apoio musical: Yash Luna
·         Preparação Corporal: Andreza Maia
·         Figurino: Marluce Jares
·         Produção: Tati Brito e Tainah Coutinho Jorge
·         Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais: Yvana Crizanto
·         Vídeos e fotografia: Viviane Pinheiro 

Serviço:

Apresentações:
12 de Setembro de 2013, às 19h30.
Largo dos Inocentes, Avenida Mário Cruz, 2499. Confraria Tucuju. 

14 de Setembro de 2013, às 17h.
Centro Comunitário, Quilombo do Curiaú.
Rodovia do Curiaú, 6.560. Curiaú. 

Oficinas: 
13 de Setembro de 2013, às 16h.
Escola Hildemar Maia. Av. Cônego Domingo Maltês, 52, Trem.

15 de Setembro de 2013, 16h.
Escola Estadual José Bonifácio, Quilombo do Curiaú.

As inscrições serão feitas 1h antes no local de cada oficina.

Contato:

Tainah Coutinho Jorge
Produtora e Figurinista.
Production and Costume Design.
Producción y diseño de vestuario.
email: tainah.coutinhojorge@gmail.com
skype: tainah.coutinho.jorge
+559180580013

No Response to "Hoje rola espetáculo Onda Encantada em Macapá"

Postar um comentário