Seguidores

terça-feira, setembro 17, 2013

Macapá lança programação do Equinócio da Primavera 2013

0
Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Marabaixo, shows musicais, demonstrações científicas e visitas escolares. A programação diversificada é para presenciar a chegada da estação mais florida do ano. O fenômeno Equinócio da Primavera poderá ser visto no Monumento Marco Zero do Equador, no dia 22 de setembro, às 17h44. A programação acontece entre os dias 20 e 22 deste mês. A expectativa é que 15 mil pessoas compareçam ao evento.

O equinócio ocorre duas vezes ao ano: em março, batizado como Equinócio das Águas (devido o aumento do nível das águas) e em setembro, conhecido como Equinócio da Primavera. O fenômeno marca o início das estações, em que tanto o dia como a noite têm a mesma duração.

Por ser a única capital do País cortada pela linha imaginária do Equador, Macapá atrai milhares de pessoas todos os anos ao Monumento Marco Zero do Equador. O monumento está localizado no 'meio do mundo', onde divide os hemisférios Norte e Sul para visualizar a passagem do sol pelo obelisco. “Organizamos uma programação diversificada para atrair grande público. Esperamos que o tempo colabore para que todos consigam avistar o Equinócio”, disse a coordenadora da programação pela Secretaria de Estado do turismo do Amapá (Setur), Alciane Pacheco.

Além das atividades culturais, pedagógicas e esportivas, haverá o lançamento do selo dos Correios em homenagem ao Monumento Marco Zero do Equador com a apresentação do Projeto Marabaishow, que visa valorizar a tradição secular da dança Marabaixo, uma herança dos escravos no Amapá.

Programação

Dia 20/09 – Sexta-feira

Manhã
8h30 – 1º Encontro dos Interlocutores Municipais
10h – 1º Encontro com os Profissionais de Turismo do Estado do Amapá
Noite
18h - Sarau Literário
20h - Show Gospel
22h – Bandas Regionais

Dia 21/09 – Sábado

Manhã
10h às 18h - 2ª Gincana Fest Tur
Tarde
14h - 5º Fest Jeep
Noite
18h - Projeto Rock no Meio do Mundo

Dia 22/09 - Domingo (Dia do Fenômeno)

Manhã e tarde:
8h30 - Lançamento do Selo dos Correios homenageando o Monumento Marco Zero do Equador
5º Fest Jeep - Estacionamento do Sambódromo
Tarde:
17h - Cerimonial do Equinócio
17h44 - Celebração do Fenômeno e apresentações culturais
Noite:
18h à 0h
- Projeto Marabaishow
- Samba no Meio do Mundo

No Response to "Macapá lança programação do Equinócio da Primavera 2013"

Postar um comentário