Seguidores

sexta-feira, novembro 14, 2014

9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul homenagea cineasta Lúcia Murat

0
Homenageada da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, a carioca Lúcia Murat é uma das poucas cineastas brasileiras que estiveram profundamente envolvidas com os movimentos políticos de resistência ao golpe. Presa em 1971, levou suas experiências com a tortura e o encarceramento para as telas na carreira que viria a desenvolver após o fim da ditadura. 

Depois de dirigir curtas-metragens, documentários e programas de televisão, Lúcia estreou no cinema com Quem bom te ver viva (1989), dando início a uma da mais sólidas trajetórias de uma diretora cinematográfica no Brasil. Mais do que uma mera coincidência, sua estreia no longa-metragem coincidiu com as primeiras eleições diretas para presidente no Brasil em mais de três décadas. 

Após essa premiada estreia, Lúcia seguiu produzindo e dirigindo ininterruptamente – atravessando, inclusive, a crise do governo Collor –, chegando a 2014 com um filmografia notável. Mesmo marcada pela diversidade de estilos e gêneros, transitando da ficção ao documentário – e por complexos hibridismos –, sua produção se destaca por alguns temas recorrentes. Na ficção, seus personagens têm suas trajetórias definitivamente marcadas por suas opções políticas, nunca gratuitas ou inconsequentes. Os personagens femininos constituem-se em presenças fundamentais nos filmes dessa diretora, que discutem o papel das mulheres na sociedade como protagonistas, e não coadjuvantes. Nessa obra engajada e humanista, o Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem. 

Através da seleção de quatro longas-metragens realizados por Lúcia Murat ao longo das últimas quatro décadas – além de seu já citado filme de estreia, Doces Poderes (1996), Brava gente brasileira (2000) e a Uma longa viagem (2011) –, além de homenagear a diretora, a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul oferece ao público a oportunidade de conhecer ou rever uma parte da trajetória de uma das mais interessantes cineastas em atividade no país. 

Texto: Rafael de Luna Freire/ Coordenador da "Homenagem Lúcia Murat"

Em Macapá, as sessões da Mostra acontecem gratuitamente de 17 a 22 de novembro, no Sesc Amapá.

Serviço:

Macapá – AP - 17 a 22 de novembro 
Local: Sesc Amapá - Rua Jovino Dinoá, 4311 – Beirol - (96) 3241-4440
Facebook Macapá: https://www.facebook.com/pages/9ª-Mostra-Cinema-e-Direitos-Humanos-no-Hemisfério-Sul-Amapá/428573940617039?ref=br_rs
Site: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/ 
Facebook Nacional:  https://www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanos?fref=ts 
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Fotos em alta para baixar: http://imprensa.divulgaacao.com/ - Senha: cine
Isabelle – (85) 8871-4139- cultura@divulgaacao.com
Pérola Pedrosa (96) 9127 9591 e 81129336 - ascom local

No Response to "9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul homenagea cineasta Lúcia Murat"

Postar um comentário