Seguidores

sábado, novembro 22, 2014

Diretor Kleyton Canuto (PB) lança o curta Platô! no 11º FIM

0

Um dos convidados do 11º Festival Imagem-Movimento é Kleyton Canuto, roteirista e diretor do documentário de curta-metragem Platô! (2012), que será exibido na Mostra ÔXE!, dia 22 de novembro, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda às 18h. 

Ator, produtor, diretor, pesquisador em audiovisual e participante do coletivo Moinho de Cinema da Paraíba, Kleyton foi colaborador no Festival Comunicurtas (PB) e é participante ativo nos movimentos sociais e culturais do Estado e região. 

Platô!  tem recebido grande reconhecimento através de diversas premiações em festivais na Paraíba, Pernambuco, Pará e Ceará e conquistado o público ao explorar de forma muito bem humorada a figura do platô, função responsável pelo bom andamento de parte de um set de filmagens, como isolar as ruas, garantir o silêncio no entorno, entre outros. Em produções de baixo(íssimo) orçamento, o platô acaba acumulando funções que em produções maiores não seriam de sua alçada, um coringa do set. 

Usando uma estética que mistura documentário e ficção, o filme mescla depoimentos de profissionais da área de cinema, como diretores, produtores, fotógrafos e diretores de áudio, com situações fictícias – que não por isso quer dizer que sejam de mentira – vividas pelo protagonista Pablo Giorgio (que interpreta ele mesmo). Há também a fala de ex-platores que ditam as agruras sofridas por quem exerce essa profissão.

Platô! é um curta que fala sobre um lado não muito conhecido do cinema, e trás isso para uma linguagem e entendimento acessíveis, utilizando a comédia. Há também uma forte carga metalinguística. É um filme que fala de outros filmes, e ao mesmo tempo é real e ficcional, demonstrando como esse profissional é imprescindível para a realização de um filme. 

“O cinema paraibano sempre se destacou pelo seu viés antropológico através da sua narrativa documental. No entanto, nesta última década, novas formas de narrativas e novas linguagens alçam o audiovisual paraibano para uma singular forma de olhar. Com temáticas de gênero, cultura popular, realismo fantástico, história e memória, e inquietudes do ser. A 'Mostra Ôxe! de Cinema Paraibano' apresenta um olhar da Paraíba pelos paraibanos e suas nuances.”, destaca Kleyton.

Assessoria de comunicação FIM
Contato: (96) 98106-5536 / (96) 98115-0976 / (96) 98118-3510 

No Response to "Diretor Kleyton Canuto (PB) lança o curta Platô! no 11º FIM "

Postar um comentário