Seguidores

terça-feira, novembro 11, 2014

Evento debate ciências ambientais e temas estratégicos para o Amapá

0
A Embrapa participa do III Encontro de Ciências Ambientais do Amapá, por meio de minicursos ministrados por pesquisadores e exposição de publicações técnico-científicas. O evento é promovido pela coordenação do curso de Ciências Ambientais e Centro Acadêmico deste curso, no período de 11 a 14 de novembro no anfiteatro do campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá (AP). O principal objetivo do evento é estimular o debate sobre os desafios e potencialidades da economia do estado do Amapá, na perspectiva da sustentabilidade. Serão focados temas estratégicos como petróleo e gás, produção de média e grande escala de grãos, Zona de Processamento de Exportação, empreendedorismo e infraestrutura. A programação consta de palestras, colóquio e minicursos abordando diversos temas e uma feira de exposição de produtos e serviços vinculados a pesquisas científicas, de inovação tecnológica e do setor produtivo.

Nos dias 12 e 13 de novembro, o minicurso intitulado "Cerrado amapaense: Estado de arte e potencial para geração de riquezas com a produção de grãos" será realizado na sala 2 do bloco de Ciências Ambientais, no horário das 8h às 12h, ministrado pelo analista de transferência de tecnologia, Gustavo Spadotti Amaral Castro, e pelo pesquisador Luiz Wagner Rodrigues Alves, da Embrapa Amapá. Será uma oportunidade para os participantes conhecerem o atual momento da produção de grãos do estado do Amapá e o potencial de geração de emprego e renda desta atividade agrícola, seu impacto na cadeia produtiva e no comércio local.

O desafio da aquicultura de base sustentável no Amapá é o tema do minicurso da pesquisadora da Embrapa Amapá, Jamile da Costa Araújo, no dia 12/11, das 8h às 12h, na sala 3 do bloco de Ciências Ambientais. O objetivo é apresentar o cenário atual da aquicultura no estado do Amapá e perspectivas desta atividade para contribuir no desenvolvimento rural do estado, abordando questões como desenvolvimento econômico e social, questões culturais, impactos ambientais e Arranjo Produtivo Local (APL).

Apresentar os aspectos gerais relacionados à produção, certificação e comercialização de hortaliças orgânicas é o objetivo do minicurso a ser ministrado pelo pesquisador da Embrapa Amapá, Wardsson Lustrino Borges, e pela extensionista do Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap), Janayna Santos de Souza, na próxima quinta-feira, 13/11, no horário das 8h às 12h, na sala 3 do bloco de Ciências Ambientais. Com o objetivo de apresentar aspectos gerais sobre a conservação e uso da biodiversidade vegetal na Amazônia (ênfase em espécies do Amapá), o pesquisador Silas Mochiutti, da Embrapa Amapá, vai ministrar um minicurso sobre este tema na próxima sexta-feira, 14/11, das 8h às 12h, na sala 3 do bloco de Ciências Ambientais. 
  
O estado do Amapá possui 73% do seu território formado de unidades de conservação e terras indígenas, um importante diferencial quando comparados com os demais estados do Brasil. Nesse contexto, o pagamento pela prestação de serviços ambientais, o aproveitamento sustentável a biodiversidade e o ecoturismo apresentam-se com possibilidades de desenvolvimento da economia dentro da configuração fundiária estadual, que se caracteriza pelo grande percentual de áreas protegidas. Ao mesmo tempo, o Amapá passou a atrair investimentos em função de outras potencialidades de importância para a economia, como o plantio de soja e o escoamento de grãos pelo Porto de Santana, a licitação de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas e a criação de uma Zona de Processamento de Exportação. Na dinâmica desse cenário, o III Encontro de Ciências Ambientais do Amapá tem como objetivo promover o debate sobre esses projetos econômicos, e abrir também discussões sobre a atuação e perspectivas para as micro e pequenas empresas vinculadas aos vários setores da economia do estado. O evento conta com a parceria da Embrapa Amapá, Sebrae e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec). 

Dulcivânia Freitas (DRT/PB 1063-96) 
Embrapa Amapá 

No Response to "Evento debate ciências ambientais e temas estratégicos para o Amapá"

Postar um comentário