Seguidores

sexta-feira, agosto 15, 2014

45 anos do Festival de Woodstock - três dias de paz e música (por @AndrEverEnding)

1

Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

A conturbada década de 60 chegava ao fim, e uma pergunta que pairava no ar "e agora?". E foi nesse clima de final de festa, no último ano da década que foi realizado o Festival Woodstock. 

Nenhum outro festival de música teve tanta repercussão e tanta importância como o Woodstock, este festival é considerado um dos grandes acontecimentos do século XX, um verdadeiro divisor de águas na história da música popular. Depois de Woodstock a juventude nunca mais foi a mesma. Foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60, e também o início de muitas mudanças na forma de pensar e de desenvolver uma sociedade.

Trinta e dois, dos mais conhecidos músicos da época, apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Entre eles, tocaram no Woodstock nomes como: Joan Baez, Santana, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band, The Who, Joe Cocker, Crosby, Stills, Nash & Young e Jimi Hendrix.

O Festival foi um marco muito importante, não só para a história da música, mas também para a história do Homem.

André Mont’Alverne

Um comentário:

  1. Adorei a publicação. Parabéns! Informações precisas e importantes, que hoje pouco se discute. /JorgeAbreu

    ResponderExcluir