Seguidores

terça-feira, agosto 26, 2014

GERAÇÃO DE ENERGIA: Começam os testes no sistema de transmissão de energia da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes

0

A construção da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes (UHE) avança em todas as frentes. Os primeiros testes das instalações de transmissão de energia da usina estão previstos para terça-feira (26/8). O circuito pretende operar, experimentalmente, a subestação de Macapá e Ferreira Gomes, com a energização da linha de transmissão que as conecta com aproximadamente 93 km de extensão.

Laureni Ribeiro, engenheiro responsável pela construção da Linha Transmissão da UHE, explica que esta operação acionará o sistema elétrico produzindo uma tensão de 230 kV. “Há uma sequência de manobra que a equipe de operação vai aplicar para poder energizar em ordem controlada”, comenta.

Para Eduardo Sakamoto, engenheiro ambiental da Ferreira Gomes Energia, com a ativação experimental, a FGE está perto de concluir toda a energização do sistema de transmissão associado à hidrelétrica. “A obra da Hidrelétrica estará pronta para a etapa de energização permanente, que vai possibilitar que essas instalações façam parte da rede básica do Sistema Interligado Nacional”, explica.

Capacidade e Investimentos

Com o término das obras da Hidrelétrica, a capacidade instalada será de 252 megawatts, e destes, assegurados 150,2 MW de potência para o Amapá, com investimentos de mais de 2 bilhões em mãos de obra durante toda a construção. “A geração de energia hidrelétrica é vantajosa pela eficiência e utilização de fonte renovável. A usina que estamos concluindo, terá capacidade de gerar energia limpa para 700 mil pessoas”, finaliza Sakamoto.

Sobre a Ferreira Gomes Energia – Empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes até o ano de 2045. A concessão foi obtida por meio de leilão promovido em julho de 2010 pelo Governo Federal. A UHE terá capacidade de gerar 252  MW (megawatts), com energia assegurada de 150,2 MW médios (megawatts médios). Mais de 700 mil pessoas poderão ser atendidas com a energia gerada. A Ferreira Gomes Energia é uma empresa da Alupar Investimento, que atua no setor de transmissão e geração de energia elétrica.

Serviço:              

Assessoria de Comunicação da FGE
Dune Inteligência e Comunicação Estratégica
Flávia Fontes (96) 8112-9431 | (96) 9142-8556

No Response to "GERAÇÃO DE ENERGIA: Começam os testes no sistema de transmissão de energia da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes"

Postar um comentário