Seguidores

domingo, agosto 31, 2014

Cantora do AP lança CD com ritmos regionais afrodescendentes

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Os ritmos típicos afrodescendentes do Amapá, marabaixo e batuque, são as principais sonoridades do CD "Tática", o primeiro da intérprete amapaense Brenda Melo. Um show vai marcar o lançamento do trabalho no dia 6 de setembro, a partir de 20h, no Teatro das Bacabeiras.

O novo projeto da cantora é formado por 15 músicas de compositores do Amapá, e também dos estados da Bahia, Roraima e Pará, interpretados por Brenda e convidados. Canções como "Meu Tambor", "Coração Benedito", "Oh Macapá" e "Filhos do Curiaú" compõem o CD que começou a ser produzido no estado em 2012, e foi finalizado no primeiro semestre de 2014.

A ideia de mostrar o trabalho através de um disco surgiu do marido de Brenda, o músico amapaense Tarongo, que fez a produção musical do trabalho e que acompanha a intérprete nas apresentações.

"'Tática' é a fusão de ritmos universais como salsa, zouk e pop, com a musicalidade local, que envolve o marabaixo e o batuque. A nossa 'tática' é mostrar o quanto essa mistura provoca um som legal", revela Brenda Melo, acrescentando que o trabalho inclui também baladas românticas. "Tenho a necessidade de cantar esta terra e mostrar para o mundo a nossa sonoridade", afirma.

Ao lado de Brenda Melo se apresentam no show de lançamento os artistas Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Oneide Bastos e Paulo Bastos, Grupo Raízes do Bolão, a dançarina Piedade Videira, Ricardo Sampaio, Luciana Nunes e bailarinas do Sesc Amapá.

Carreira

Brenda Cintian Dias de Melo, de 28 anos, além de cantora é administradora de empresas. Ela nasceu em Brasília, mas há 27 anos mora no Amapá.

A cantora sempre conviveu com a musicalidade desde criança. Há 10 anos, Brenda conheceu o marido que também é músico e, no fim de 2010, após insistência do companheiro ela iniciou na carreira de intérprete.

"Pensei que fosse um trabalho passageiro, porque conciliar duas atividades não é muito fácil. Não imaginei que a música pudesse tomar grandes proporções profissionalmente. Para minha surpresa, este trabalho já me dá muitos frutos, mas ele está só começando e o CD é um exemplo disso", comenta a artista.

Inspirada em artistas como Gal Costa e Ed Mota, além dos amapaenses da família Bastos, Nilson Chaves e Amadeu Cavalcante, Brenda se apresenta com o show "Canta Brasil", que tem no repertório a música popular brasileira.

"Meu trabalho é voltado para interpretar clássicos da música brasileira e evidenciar o trabalho amapaense em todas as nossas apresentações, utilizando a poesia e os tambores da nossa musicalidade", comenta.

Brenda foi destaque em festivais e mostras nacionais com a canção "Coração Benedito", de Enrico Di Miceli e Joaozinho Gomes, no ano de 2012. No Amapá, ela continua participando de mostras, a mais recente foi o 1º Festival de Música do Meio do Mundo, realizado em Macapá.

Serviço:

Show de lançamento do CD "Tática"
Dia: 6 de setembro de 2014
Hora: 20 h
Local: Teatro das Bacabeiras
Ingressos: R$ 10,00.

No Response to "Cantora do AP lança CD com ritmos regionais afrodescendentes"

Postar um comentário