Seguidores

sexta-feira, novembro 07, 2014

TECNOLOGIA E URBANISMO: Técnicos topográficos já estão nas ruas com 14 tablets para fazer o cadastro digital imobiliário.

0
Para otimizar as ações de atualização cadastral dos imóveis da capital, a empresa Fototerra Urbanismo desenvolveu um sistema pioneiro no Brasil,  fato que coloca Macapá, como a primeira capital a usar a tecnologia de levantamento e análise das fotos e dados cadastrais de imóveis.

O diretor de TI da Fototerra Urbanismo, Carlos Alberto Botelho, explica que a nova ferramenta mapeia e registra informações sobre lotes urbanos em tempo real. “Trata-se de um aplicativo desenvolvido em tecnologia PHP 5.2, que gera um banco de dados conectado com arquivos do Programa Macapá Cidade Legal e da Prefeitura da capital”, explica.

O aplicativo faz a parte gerencial dos dados que são coletados nos tablets utilizados pela equipe técnica responsável pela coleta de dados do cadastro imobiliário e urbanístico de Macapá. “A tecnologia tem a funcionalidade de carregar as fotos da restituição das quadras; gerar as ordens de serviços; carregar e descarregar informações e arquivos dos tablets usados pelos técnicos, topógrafos e consultores”, acrescenta.

Agilidade e desenvolvimento - Para o engenheiro, Luíz Otávio Campos, o investimento em tecnologia resulta em celeridade nos registros de imóveis de Macapá. “Os técnicos topográficos já estão nas ruas trabalhando com 14 aparelhos fazendo o cadastro digital imobiliário. A ferramenta agiliza a coleta de informações sobre os lotes registrados e os que necessitam ainda registrar. É um trabalho totalmente digital, e que antes era feito analogicamente”, diz.

O coordenador do Programa Macapá Cidade Legal, Ricardo Perches esclarece que, além de agilidade, a tecnologia possibilitará desenvolvimento urbanístico da cidade. “Com o mapeamento urbano, os gestores públicos terão acesso a informações bem específicas sobre as necessidades de melhorias e infraestrutura, e vão poder avaliar com mais exatidão os investimentos”, finaliza.

Macapá Cidade Legal – O programa de regularização de lotes é uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Macapá e a empresa Fototerra Urbanismo, que contempla, além do trabalho de legitimação dos lotes, a atualização de toda a informação do cadastro imobiliário e um novo mapeamento da cidade.

Assessoria de Imprensa Foto Terra
Dune Comunicação Corporativa
Flávia Fontes
flavia@dunecomunicacao.com.br
Cel: (96) 9113-8638 / 8112-9431

No Response to "TECNOLOGIA E URBANISMO: Técnicos topográficos já estão nas ruas com 14 tablets para fazer o cadastro digital imobiliário."

Postar um comentário