Seguidores

terça-feira, junho 18, 2013

Cultivo da conciliação no Amapá tem participação da Embrapa

0

Fertilidade, beleza e felicidade - atributos relacionados à flor do girassol, que agora também ganhou o status de “cultivo de conciliação” por meio de uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). No período de 17 a 22 de junho deste mês a instituição realiza a 1ª Semana Estadual da Conciliação, em todas as Comarcas do estado do Amapá, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das instituições colaboradoras por meio da disponibilização de 500 pacotes de sementes de girassóis da cultivar BRS 323.

As sementes serão distribuídas durante as sessões das audiências conciliatórias. A BRS 323 é uma cultivar desenvolvida e adaptada pela Embrapa especialmente para as condições de clima e solo brasileiro. Cada embalagem das sementes de girassóis contém as orientações de plantio. Por exemplo, é preciso um solo bem drenado e fértil e utilizar esterco junto com o NPK (adubo composto de nitrogênio, fósforo e potássio), que é vendido em lojas de produtos agropecuários.

Outra observação da equipe técnica da Embrapa é de que basta usar duas sementes em cada cova, na profundidade de três centímetros. Além disso, é preciso regar todos os dias, mas evitando encharcar o solo. Se todas as orientações foram seguidas a germinação vai acontecer entre o terceiro e o quinto dia após o plantio e em torno de 50 dias estará formada a bela flor de girassol. “Para a Embrapa, é uma satisfação participar desta iniciativa do Judiciário por meio de uma ação que simboliza o cultivo da conciliação. Repassamos sementes de girassóis que podem ser cultivados em ambientes domésticos, como na ornamentação de jardins. Além das orientações técnicas que recomendamos, ninguém pode esquecer o cuidado e atenção diariamente para que a floração não fique prejudicada", afirma o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Edyr Marinho Batista.

A solenidade de abertura da 1ª Semana Estadual da Conciliação acontecerá às 9 horas da próxima segunda-feira, 17, no Fórum Desembargador Leal de Mira, em Macapá, com as presenças do presidente do TJAP, desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, e dirigentes de várias outras instituições. Esta iniciativa tem a importância de proporcionar o acesso qualificado à Justiça, sobretudo às pessoas que não têm a oportunidade de protagonizar a solução de suas disputas judiciais. Na fase de preparação, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, presidido pela juíza Sueli Pini, mobiliza a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e o Procon-AP para a conciliação pré-processual, a fim de incluir os processos na pauta da I Semana de Conciliação, que abrangerá todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da capital e do interior, além das Secretarias do 2º Grau.
-- 
Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Amapá 
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 
Macapá/AP

No Response to "Cultivo da conciliação no Amapá tem participação da Embrapa"

Postar um comentário