Seguidores

segunda-feira, junho 24, 2013

Hoje é Dia de São João!

0
Eu (de pé) e meu irmão, Emerson. Depois de algum São João dos anos 80.

Nunca gostei de festas juninas. Gosto de algumas comidas típicas do período, assim como adorava as bombas. Na época de moleque, eu era obrigado a dançar quadrilha. Aí ficava mais puto ainda com o mês de junho. Na foto, com meu irmão caçula, Emerson Tavares, tava alegre por ter acabado a tortura infantil do “taran ran ran”, taqueparéu.

Hoje em dia, até vou, mas só se for a trabalho, para cobrir o evento. E só. Sobre a data, encontrei isso aí:

Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão, as quais marcavam o início da colheita. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. Um deles era Juno, esposa de Júpiter, que era considerada a deusa da fecundida. Nessas festas, chamadas "junônias", as pessoas dançavam e faziam fogueiras para espantar os maus espíritos.

As celebrações pagãs coincidiam com a festa em que a Igreja Católica comemorava a data do nascimento de São João, um anunciador da vinda de Cristo. Como o catolicismo ganhava cada vez mais adeptos, nesses festejos acabou se homenageando também São João. É por isso que no início as festas eram chamadas de joaninas, e os primeiros países a comemorá-las foram França, Itália, Espanha e Portugal.

Os jesuítas portugueses trouxeram os festejos joaninos para o Brasil. As festas de Santo Antônio e de São Pedro só começaram a ser comemoradas mais tarde, mas como também aconteciam em junho, passaram a ser chamadas de juninas. O curioso é que, antes da chegada dos colonizadores, os índios realizavam festejos relacionados à agricultura no mesmo período. Os rituais tinham canto, dança e comida.


Bom, São João possui o título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança. Hoje as cidades nordestinas, onde a tradição é mais forte, fervem ao som do forró. Ainda bem que estou aqui, bem longe. 
Elton Tavares

No Response to "Hoje é Dia de São João!"

Postar um comentário