Seguidores

segunda-feira, março 10, 2014

Ao Vencedor, as Mariolas.

0
Por Arthur Muhlenberg

Nossa 20ª Taça Guanabara tomou o caminho da Gávea da forma mais melancólica possível. A sua conquista, um 2 x 0 basicão do imperturbável Mengão Papai Severo sobre os famosos quem do Foguinho talvez tenha sido o maior anticlímax em nossa longa história das conquistas das Taças Guanabara.

O público, sempre sábio, fareja essas roubadas à distância. E os números do borderô confirmam os vazios nas arquibancadas que os hábeis câmeras da TV não conseguem mais disfarçar. O Campeonato Carioca é um retumbante fracasso de crítica e de público.

Como insistentemente se apregoa que vivemos num regime de profissionalismo no futebol esperamos que a punição para os criadores dessa excrescência esportiva seja sumária e imediata. Esses caras, sejam lá quem eles forem, estão matando o futebol carioca. Taças Guanabaras, que são esplendidas para entulhar nossa galeria de troféus, já não atraem o público. Campeonatos Cariocas com essa fórmula imbecil também não.

Antigamente a Taça Guanabara também não valia muita coisa, mas pelo menos tinha um jogo decisivo, rolava uma adrenalina. No fim das grandes e históricas decisões da Taça Guanabara, com o Maraca sempre bombado, as duas torcidas sempre tinham motivação pra encher a cara no pós-jogo. Vencedores comemorando e vencidos chorando.

Essa é uma das partes mais legais de se torcer por um time, festejar as vitórias e zoar os derrotados. Vocês viram algum flamenguista zoando botafoguense hoje? Tá, tudo bem, foi péssima a pergunta. Eu sei que antes de zoar um botafoguense você tem que achar um e que nessa época eles não são muito encontradiços. Enfim, vocês entenderam. O futebol carioca está muito sem graça!

Não é possível que alguém que aprecie minimamente o futebol considere uma Taça Guanabara decidida nessa paumolecência como algo normal. Porque é obvio que não é. Será que ninguém com a caneta na mão é capaz de perceber que o futebol profissional é a soma do que está em campo com o que está na arquibancada? Futebol é o futebol porque envolve as gentes. Futebol sem gente não existe.

Que se danem! Enquanto o futebol carioca agoniza na arena de 1 bilhão sob o olhar complacente de todos nós, o Flamengo, sempre no sapato, vai passando o rodo e fazendo a sua obrigação. Palmas pros nossos rapazes que mostraram seriedade no serviço, a bem da verdade só pegaram carne assada no Carioca. Mas reconheçamos que levaram o carioqueta menos na sacanagem do que nossos rivais municipais.

Para sermos mais justos, reformulemos: o Flamengo levou o Campeonato Carioca mais a sério que os seus próprios torcedores. E por isso chegará na fase final com a vantagem perigosa de jogar por dois empates. Como sabemos que jogar com o regulamento debaixo do braço nunca foi muito a nossa praia, precisamos tratar essa vantagem com o devido distanciamento critico.

Ainda faltam algumas rodadas pra essa palhaçada acabar. Parabéns aos campeões, valeu! Agora vamos nos concentrar na Libertadores que nós ganhamos mais.

Mengão Sempre!

No Response to "Ao Vencedor, as Mariolas."

Postar um comentário