Seguidores

quarta-feira, outubro 29, 2014

Parabéns Nelson Motta! (70 anos de um gênio)

0
Nelson Motta

Hoje é aniversário do jornalista, compositor, roteirista e produtor musical, Nelson Cândido Motta Filho, o popular “Nelson Motta”. Um dos ícones da cultura nacional completa 70 anos de idade. Li somente dois livros do cara (Noites Tropicais e "Vale Tudo", a biografia de Tim Maia), mas também várias crônicas e artigos sensacionais, fora as entrevistas bem humoradas e inteligentes. Ele costuma dizer que perde o furo, mas não o amigo. É assim que deve ser mesmo (pelo menos pra mim)

História

Em 1966, venceu a fase nacional do I Festival Internacional da Canção (FIC), com sua canção Saveiros (com Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi.

Participou da bossa nova junto com nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Ajudou no desenvolvimento do rock brasileiro, através de seu trabalho como jornalista em O Globo e no programa Sábado Som, pela Rede Globo. No final da década de 80 foi responsável pelo lançamento de Marisa Monte e pela produção do festival Hollywood Rock.

Por intermédio de um primo, passou a freqüentar a mesma turma que contemplava o samba e Copacabana do apartamento de Nara Leão às tardes e atravessava as noites na casa de Vinícius de Morais, em Petrópolis.
Assistiu o nascimento do rock dos anos 80 como um dos sócios da famosa Noites Cariocas, no morro da Urca. Escrevia letras para Lulu Santos e produziu o seriado Armação Ilimitada. Lançou Marisa Monte e hoje é colunista - eletrônico e impresso - das organizações Globo em Nova York.

No livro Noites Tropicais, Nelson escreveu muita coisa sobre artistas e músicos brasileiros. Mas o que interessam são os ‘causos’: Rita Lee perdendo a voz no Rock in Rio, Tim Maia discutindo com Raul Seixas sobre qual melhor droga (Raul defendia a cocaína e Tim, na fase Racional, a maconha), Lulu Santos tocando em circos no subúrbio do Rio, Erasmo Carlos fugindo do juizado de menores, a irresistível aventura do Dancing Days, seu primeiro encontro com Ângela Rorô, Carlos Imperial de sandálias disputando A Palavra É na televisão com Chico Buarque e Caetano Veloso na televisão, Tim Maia distribuindo LSD pela gravadora como se fossem hóstias, o menor de idade Lobão assustando Nelson com um termo de responsabilidade assinado pelo autor, que quase foi preso por fumar um baseado à saída do primeiro Rock in Rio.

Motta é autor de sucessos musicais como Dancing Days (com Ruben Barra), Como uma Onda (com Lulu Santos), Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes), Motta já dirigiu espetáculos no Brasil e no exterior e produziu discos de grandes astros e estrelas da MPB tais como Elis Regina, Marisa Monte, Gal Costa, Daniela Mercury, entre outros.

Foi diretor artístico da gravadora Warner Music, produtor da Polygram e também participou do programa Manhattan Connection, do canal GNT, por oito anos.

Resumindo, Nelson Motta é foda! Meus parabéns ao velho jornalista.

No Response to "Parabéns Nelson Motta! (70 anos de um gênio)"

Postar um comentário