Seguidores

domingo, outubro 26, 2014

Boletim de notícias do TRE (o que ocorreu durante o dia)

0

Segurança: TRE-AP emite relatório da Zerésima de Urnas Eletrônicas

O Tribunal Regional do Amapá (TRE-AP) realizou, às 7h deste domingo (26), na Seção Eleitoral 408, que funciona na Escola Estadual Polivalente Tirandentes, a emissão do relatório “Zeresima”. A ação consiste na emissão de um relatório de confirmação as urnas eletrônicas estão “zeradas”. Ou seja, que o equipamento contém somente os dados relevantes à Eleição. O procedimento de segurança foi acompanhado pelo juiz eleitoral da 10ª Zona de Macapá, Reginaldo Andrade.

Todos os programas utilizados nas urnas eletrônicas e sistemas correlatos são desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A emissão da Zeresima obedece ao cronograma da Justiça Eleitoral em dias de votação. 


De acordo com o  juiz Reginaldo Andrade, a emissão do relatório testificou que as urnas está apta a receber os votos que serão computados. Ele ressaltou que o procedimento valida a integridade e autenticidade do equipamento.

“A importância de ser comprovada a segurança das urnas para todos os eleitores demonstra que a partir de então a urna receberá os votos, e no final da votação emitirá o documento contendo as informações dos votos” relata o juiz Reginaldo Andrade

----------
Eleições 2014: TRE-AP realiza Votação Paralela do segundo turno

O Juiz Eleitoral Augusto Leite, acompanhado de servidores da Justiça Federal e Ministério Público (MPE), além de fiscais dos Partidos Políticos, iniciou na manhã deste domingo (26) a Votação Paralela. O TRE efetua a ação desde 2002. As urnas utilizadas foram sorteadas na 11ª Zona Eleitoral do município de Pedra Branca do Amapari e da 2ª Zona Eleitoral de Macapá. A ação começa e termina no mesmo horário da Eleição oficial, de 8h00 e às 17h00, respectivamente.

Durante a votação, são utilizadas células eleitorais impressas, que foram distribuídas aos representantes dos partidos políticos para preenchimento. São 500 cédulas depositadas em cada uma das duas urnas de lonas lacradas, nas duas cidades onde o procedimento ocorre. Ao final da votação, será feita a transferência dos votos impressos para o meio eletrônico.


 “A votação paralela é um sistema de auditoria que foi criado para certificar a segurança dos dados inseridos nas urnas eletrônicas. Assim verificamos e asseguramos aos eleitores que, o que é feito nas máquinas vai efetivamente ser regularizado, computado no final das eleições”, explicou o juiz Augusto Leite, presidente da Comissão de Votação Paralela.

No caso de Pedra Branca do Amapari, a Seção é a de número 030, na Escola Municipal São Pedro, no centro do município, que possui 326 eleitores. Já na capital amapaense, a Seção é de número 0412, alocada na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, que tem 229 cidadãos votantes.

As urnas sorteadas para a auditoria são transportadas, com a presença dos fiscais de partidos e representantes dos órgãos representados para a sede da Justiça Eleitoral onde são abertas e fiscalizadas pelos presentes. E depois substituídos por outras na seção eleitoral de origem. Às 17h00, no final da votação, terá início à apuração dos votos, e o resultado da contagem nas cédulas e urnas eletrônicas deve coincidir, para comprovar que não há adulteração no processo de cômputo dos votos e totalização dos resultados obtidos nas urnas.

---

Eleições 2014: Juízes Eleitorais percorrem escolas e constatam tranquilidade na votação do 2º Turno

Para constatar a normalidade da votação em Macapá, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) desembargador Raimundo Vales, acompanhado dos juízes eleitorais do TRE, inspecionaram escolas da capital que abrigam seções eleitorais. Participaram da fiscalização os magistrados Marconi Pimenta, Livia Peres, Vicente Gomes, Cassius Clay, Fábio Garcia, Eleusa Muniz e Elayne Cantuária. Também estava presente na vistoria o procurador Regional Eleitoral, Paulo Santiago.

As escolas estaduais visitadas foram Alexandre Vaz Tavares, Gabriel de Almeida Café, Maria Cavalcante e Instituto Federal do Amapá (Ifap). Em todos os locais a Eleição ocorria dentro da normalidade, sem grandes filas ou problemas técnicos.


Segundo o presidente do TRE, a Justiça Eleitoral do Amapá se empenhou para melhorar a votação no segundo turno. Após problemas como superlotação de Escolas, erro de mesários e problemas no voto biométrico, medidas foram tomadas e garantiram a normalidade nesta segunda fase do pleito.

“Remanejamos de Seções alocadas em escolas da zona norte para o Ifap e reforçamos o treinamentos das pessoas que estão trabalhando nos locais de votação. As medidas de gestão foram eficazes, pois aprendemos com os contratempos ocorridos no primeiro turno. Todos nós, juízes, ficamos felizes com o resultado”, ponderou o desembargador Vales.

--

Presidente do TRE-AP, desembargador Raimundo Vales vota na Universidade Federal do Amapá


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), desembargador Raimundo Vales, votou às 11h45 deste domingo (26), na Sessão Eleitoral  512, na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Na ocasião, o titular do TRE ressaltou a importância do voto e do exercício de cidadania. O magistrado frisou que é preciso ter consciência na hora da escolha dos representantes candidatos a cargos eletivos.

“Acabei de exercer meu direito de escolha de nomes disponíveis para presidente e governador. Mesmo que não seja o candidato dos sonhos, o cidadão precisa votar, pois do contrário, deixará que os outros escolham por ele. Portanto, exercite sua cidadania. Vote!”, ponderou o desembargador Raimundo Vales.

Preocupação com abstenções

O presidente se disse preocupado com uma possível abstenção maior que no primeiro turno, que teve 47.522 faltosos, cerca de 10,44% do eleitorado amapaense, totalizado por 455.514 cidadãos votantes.

“Tive a impressão que a abstenção será maior o segundo turno, pois em algumas escolas, a movimentação é pequena. Parece que os eleitores faltosos serão maior número que a primeira etapa do pleito. Se isso se concretizar, precisaremos refletir e formular uma solução para a falta de interesse pelo voto nos próximos pleitos” destacou o desembargador Raimundo Vales.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

No Response to "Boletim de notícias do TRE (o que ocorreu durante o dia)"

Postar um comentário