Seguidores

sábado, outubro 25, 2014

TRE-AP finaliza procedimentos para a realização do segundo turno das Eleições 2014

0

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) finalizou, nesta sexta-feira (24), os preparativos para a realização das Eleições 2014. A Justiça Eleitoral manteve a mesma estrutura da primeira etapa do pleito. As ações obedecem ao planejamento e estão em acordo com o Calendário Eleitoral. A votação será neste domingo (26), das 8h às 17h. Os brasileiros irão às urnas escolher o Presidente da República e, em algumas unidades da Federação, o Governador. 


No Amapá, 455.514 eleitores estão aptos a votar (0,319% do eleitorado brasileiro). Em relação às Eleições 2012, quando o Estado tinha 448.018 pessoas aptas a votar, o eleitorado amapaense aumentou em 1,67%.

Urnas eletrônicas e segurança


Serão usadas 1.794 urnas eletrônicas (312 ficarão de reserva para eventuais substituições). As máquinas passaram por todos os testes públicos de segurança. Os equipamentos foram checados pelos técnicos do TRE, com acompanhamento de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Ministério Público Federal (MPF/AP) e fiscais das coligações.

O pleito contará com o apoio de mais de 1.000 policiais militares, dezenas de agentes das polícias Federal e Civil e efetivo do Corpo de Bombeiros para garantir a lei e a ordem nos locais de votação, segurança nas sedes dos cartórios e na guarda das urnas. Tudo para que as Eleições ocorram com tranquilidade e na lisura que exige o processo.


Todos os equipamentos de transmissão das localidades de difícil acesso foram configurados e testados (34 ao todo); é através destes que as informações da apuração dos votos das urnas serão transmitidas via Satélite. Mais de 136 técnicos do TRE, entre servidores contratados e efetivos, foram distribuídos na capital e no interior do Estado.

Seções, veículos e reforço no treinamento


Para o segundo turno, mudanças foram feitas em algumas seções eleitorais que tiveram de ser remanejadas de seus locais de origem para desafogar e tornar o processo de votação mais rápido. Foi feito ainda um reforço no treinamento de presidentes, coordenadores de escolas e mesários. A medida visa resolver os problemas com filas demoradas e demais transtornos ocorridos no primeiro turno.

O Amapá possui 13 zonas e 1.461 seções eleitorais, com mais de 300 locais de votação, todos divulgados previamente pela Justiça Eleitoral.


Ao todo, serão 412 carros utilizados pelo TRE, dentre os quais 32 são da frota do Tribunal e os demais 380 foram cedidos por outros órgãos públicos para o pleito eleitoral de 2014. Todos os servidores receberam crachás de identificação, camisas e combustível para os carros, além de lanchas da Justiça Eleitoral e apoio aéreo do helicóptero da FAB dando suporte nas áreas de difícil acesso do Estado. Esse aparato fará o transporte de colaboradores, dará apoio aos cartórios dos 16 municípios, polos de atendimentos e locais de votação.


Materiais, Corte Eleitoral e fiscalização

O material para a votação foi entregue em localidades, distritos e municípios do Estado. O aparelhamento consiste em cadernos de voto, canetas, produtos de higiene pessoal, alimentação, água mineral, tickets de combustível, entre outros itens fundamentais para a realização das Eleições 2014.


No dia da votação, os juízes da Corte Eleitoral ficarão em sessão permanente para julgar possíveis ações no decorrer do pleito. Os juízes de propaganda e Ministério Público Federal (promotores) também farão a fiscalização para coibir eventuais compras de votos e demais ilícitos.

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação e Marketing do TRE-AP

No Response to "TRE-AP finaliza procedimentos para a realização do segundo turno das Eleições 2014"

Postar um comentário