Seguidores

quarta-feira, outubro 29, 2014

Embrapa Amapá pesquisa tecnologias para tambaqui em tanque-rede

0

O projeto de pesquisa TecRede (Tecnologias para produção de tambaqui em tanque-rede) é coordenado pela Embrapa Amapá e no período de 29 a 31 de outubro haverá um Workshop em Macapá (AP) reunindo parte da equipe técnica responsável pelas ações que iniciaram neste ano e se estendem até 2017. O principal objetivo da pesquisa TecRede é gerar tecnologias que permitam em menor tempo o desenvolvimento do cultivo de tambaqui em sistemas de tanque-rede. De acordo com o coordenador do projeto, pesquisador Marcos Tavares Dias, o tambaqui foi a espécie escolhida devido à escassez de tecnologias disponíveis para sua produção em larga escala, em tanque-rede, e por ser um peixe nativo com grande demanda de consumo. “O projeto vai fomentar o desenvolvimento de piscicultura de tanque-rede e gerar soluções tecnológicas para esse sistema de cultivo, ainda pouco utilizado para cultivo de peixes nativos”, acrescentou o pesquisador.

O Workshop inicia na manhã da próxima quarta-feira, 29/10, com uma visita técnica à piscicultura do senhor Raimundo Semeão, no município de Santana, localizada 32 km distante de Macapá. Na quinta-feira, 30/10, será feita a apresentação do Projeto TecRede no auditório da Embrapa Amapá, onde a equipe responsável definirá o cronograma das atividades para os próximos três anos. Estão confirmadas as presenças da pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka, da Embrapa Amapá, responsável pelo plano de ação de produção do tambaqui em tanque-rede; do piscicultor Raimundo Semeão; do pesquisador José Manoel Marconcini, da Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP), que atuará na pesquisa e validação de materiais artesanais para confecção de tanque-rede, e finalizando o pesquisador Marcos Tavares apresentará o plano de ação que tem como foco a sanidade de tambaqui em sistema de tanque-rede e seus impactos ambientais.  

No dia 31 de outubro, sexta-feira, a programação do Workshop continua com apresentação de mais planos de ação do projeto TecRede. A pesquisadora Fabíola Helena Fogaça, da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI) apresentará o plano de ação que trata do aproveitamento agroindustrial do tambaqui. O plano de ação que atuará nas ações integradas de comunicação e de transferência de tecnologia será apresentado pela pesquisadora Alexandra Regina Bentes, da Embrapa Amazônia Oriental (Pará), enquanto o planejamento das ações para tecnologias do projeto TecRede serão apresentadas pelo Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Aquicultura e Pesca (Palmas, TO) Alexandre Aires. A programação será encerrada na tarde de sexta-feira, 31/10, com uma visita aos laboratórios de Aquicultura da Embrapa Amapá.

O cultivo em tanque-rede é um sistema no qual os peixes são mantidos em estruturas flutuantes, compostas por uma armação rígida revestida por redes que devem ser adequadas de acordo com a quantidade de produção. Os tanques-rede são utilizados para a produção de peixes na fase de recria e engorda, tem em média 6 a 50 metros cúbicos. Tais estruturas que permitem a livre circulação da água, podem ser instalados em ambientes aquáticos por meio de flutuadores, em locais onde há oscilação periódica no nível da água ou por meio de estacas fixas. A pesquisa vai determinar a padronização de técnicas e sistemas de produção baseado nas Boas Práticas de Produção (BPP) para resolver problemas apontados por produtores. Os possíveis impactos esperados são a diminuição de custo devido ao manejo adequado do tambaqui, a transferência de tecnologia para o setor produtivo, ampliação da produtividade em pisciculturas de tanque-rede comerciais, conhecimento sobre os agentes parasitários causadores de enfermidades e gerar renda. 

Em 2011, a produção de pescado no país foi de 1.431.974,4 toneladas sendo que a aquicultura contribuiu com 544.490 toneladas. O Brasil produziu 111.084,1 toneladas de tambaqui somente em 2011, produção oriunda quase que exclusivamente da piscicultura tradicional, uma vez que o cultivo de peixes nativos em tanques-rede não é ainda uma prática comum no país. No Amapá, a produção nas pisciculturas cresce nos últimos anos. Em 2010 ficou em torno de 757 toneladas de peixes (espécies diversas), no ano seguinte subiu para 1.032 toneladas e em 2012 estima-se que ultrapassou 1.200 toneladas. O projeto TecRede é voltado para o estado do Amapá e vai focar nos entraves relativos à produção do tambaqui em tanque-rede, manejo sanitário e inovações sobre processamento industrial desse peixe. 

Contato do Pesquisador Marcos Tavares - (96) 4009-9550 / 9118-9226  
   
Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá 
dulcivania.freitas@embrapa.br
Telefone: + 55 (96) 4009-9587 / 8137-7559 I Fax: + 55 (96) 4009-9501

No Response to "Embrapa Amapá pesquisa tecnologias para tambaqui em tanque-rede "

Postar um comentário