Seguidores

terça-feira, outubro 28, 2014

Musica de agora: Lou Reed - Perfect Day (um ano da morte do gênio) - Texto GENIAL de @AndrEverEnding

0
Lou Reed nos deixou dezenas de musicas imortais, pessoas que ainda nem nasceram vão ouvir, gostar, se emocionar e passar para próxima geração. Entre todas essas canções, Perfect Day é talvez a mais atemporal das músicas já compostas por ele.

A letra da música é de uma simplicidade fabulosa que combina perfeitamente com a progressão de acordes de um piano preguiçoso e cadenciado.

É o retrato de um dia suave, lento, calmo: "Apenas um dia perfeito/Bebendo sangria no parque/E então mais tarde quando escurecer/Nós iremos para casa/ Oh!, é um dia tão perfeito/eu estou feliz de passar com você/ Oh, um dia tão perfeito/Você segura minha barra". (Pra quem não sabe, sangria é um cocktail a base de vinho) e eu pensava que era só um vinho barato, tipo Dom Bosco.

Gosto de imaginar que o cenário desse passeio seja uma manhã dominical de verão, com o sol brilhando e pessoas felizes ao redor, sem ressaca e tal.

Mas sendo este Lou Reed, conhecido sob a alcunha de "príncipe da escuridão", "poeta do obscuro" e outras denominações sombrias, a canção de verão dá logo uma guinada para o lado negro, mesmo que sutilmente: "Apenas um dia perfeito/Você me fez esquecer de mim mesmo/Eu pensei que eu era outra pessoa/Alguém bom".

A partir daí ele leva a abordagem romântica e para novo nível. O que fez o dia se tornar tão azedo de repente? Porque o narrador assume agora um tom tão amargo? Não sabemos ao certo, mas ele certamente parece estar em guerra consigo mesmo. Parece que o " dia perfeito " é agora apenas uma memória.

E finalmente ele termina com o refrão repetitivo e ameaçador: "Você vai colher aquilo que você plantou/Você vai colher aquilo que você plantou".

Essa música está no segundo disco solo de Lou Reed "Transformer" (1972) mas ganhou impulso comercial quando foi usada no filme Trainspotting (1996), após o personagem principal, Mark Renton (Ewan McGregor), ter uma overdose de heroína.

O clássico album "Transformer" foi produzido por David Bowie e este trabalho influenciou o mesmo Bowie por toda a sua longa carreira.

Em 1997, ela foi lançada como um single de caridade para ajudar crianças necessitadas. Promovida por uma rede de TV britânica, a musica chegou ao topo das paradas arrecadando mais de 2 milhões de dolares. A música foi apresentada por uma série de cantores e artistas bem conhecidos. Entre eles Bono, David Bowie e Elton John.


De acordo com Victor Bockri, que escreveu a biografia de Lou Reed "Transformer: The Story Lou Reed", a letra da música, que sugere uma devoção romântica, simples e convencional, é possivelmente atribuída ao relacionamento de Reed com Bettye Kronstadt (que logo se tornou sua primeira esposa) e os próprios conflitos de Reed com sua sexualidade, uso de drogas e ego.


Perfect Day tem um clima muito parecido com a música "Ouro de Tolo", de Raul seixas (1973), o que me leva a pensar que Belchior estava muito certo quando escreveu "A Palo Seco" (1973): 

"Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 73
Eu quero que esse canto torto
Feito faca corte a carne de vocês"

Ano passado, alguém editou um vídeo que fez muito sucesso na internet onde um bebê se emociona com a sua mãe cantando, e substituiu pela musica de Lou Reed. Encaixou perfeitamente!

Ontem fez um ano que Lou Reed morreu e a data me motivou a compartilhar com vocês esse texto e essas curiosidades dessa que eu considero uma das musicas mais bonitas que existem. Abraços!

André Mont'Alverne

No Response to "Musica de agora: Lou Reed - Perfect Day (um ano da morte do gênio) - Texto GENIAL de @AndrEverEnding"

Postar um comentário