Seguidores

sábado, junho 09, 2012

O legado do Pink Floyd

1
Por André Mont' Alverne

"Stephen William Hawking, 63 anos, é considerado um dos mais importantes físicos teóricos do mundo, apesar de sua doença degenerativa, ainda sem cura, com que convive há mais de 30 anos. Ele é autor do livro "Uma breve história do tempo". Hawking usa um teclado acoplado a um computador para controlar um sintetizador de voz através do qual pode se comunicar." - Wikipédia

Sou fã do Pink Floyd, e pra mim a obra dessa banda é um retrato sonoro daquilo que é mais incrível, surpreendente, inovador e espetacular que a mente humana foi capaz de produzir nos últimos tempos.... Existem várias canções no meu próprio Top Pink Floyd List, se eu fizer uma lista de melhores hoje, a mesma sequência com certeza não se repetiria amanhã. 

Por isso escolhi falar somente de uma música que talvez possa resumir o legado dessa banda que infelizmente não existe mais.

Keep Talking

Essa é uma daquelas músicas carregadas de sonoridade onde cada instrumento parece dividir a sua importância na construção da melodia. Podemos notar o simbolismo peculiar da banda e muitíssimos detalhes ao longo da canção. Tais como, o uso de dois solos instrumentais seguidos, com guitarra e teclado, bem ao jeito de "Astronomy Domine" (do primeiro álbum, 1967). 

Ao mesmo tempo a banda faz uso de coros femininos que nos remete, por exemplo, para 1973 (The Dark Side Of the Moon) seguidos dos mesmos efeitos vocais como haviam feito em 1977 (Animals), tudo isso entre tantos outros detalhes visuais maravilhosos presentes no show ao vivo de 1994 "Pulse" .... isso é obra prima!

A letra de "Keep Talking" sugere pensar sobre o isolamento das pessoas, ou o afastamento de pessoas que antes eram próximas, deixando inclusive de falar uns com os outros, e chegando ao ponto de não verem mais razões para... simplesmente falar.

Pink Floyd + Stephen Hawking

"Por milhôes de anos a Humanidade viveu como os animais, então algo aconteceu que libertou o poder da nossa imaginação. Nós aprendemos a falar"

Essas palavras aí em cima são ditas no inicio da música através do sintetizador de voz de Stephen Hawking.

O fato do cara não poder falar pode parecer uma ironia com a participação dele nessa faixa do álbum "The Divison Bell". A verdade é que o Pink Floyd o incluiu nos agradecimentos do álbum (para não passar despercebido, é o último nome mencionado no "Thanks to").

O quanto essas palavras e letra dessa canção significam na realidade dos dias de hoje? Falamos pouco cara-a-cara uns com os outros porque existe muita tecnologia no meio, inclusive as que possibilitam a conversa indireta. Celulares, SMS, chat, twitter, redes sociais, etc... desencaminham a humanidade se apenas se comunicar por eles e não cara-a-cara.

Ouçam esta canção. Não deixem de falar...

Keep Talking (Continue Falando) - Pink Floyd 


Durante milhões de anos, a humanidade viveu como os animais.
Aí algo aconteceu que libertou
o poder de nossa imaginação:
Aprendemos a falar"


Há um silêncio a minha volta
Não consigo pensar direito
Vou sentar no canto
Ninguém pode me aborrecer


Acho que devo falar agora
Por que não conversa comigo?
Parece que não devo falar agora
Você nunca fala comigo
Minhas palavras não saem direito
O que você está pensando?
Sinto que estou afogando
O que você está sentindo?
Sinto-me fraco agora
Você nunca fala comigo
Mas não posso demonstrar fraqueza
O que você está pensando?
Às vezes eu me pergunto
O que você está pensando
Para onde vamos daqui ?
O que você está sentindo?


"Não precisa ser assim. Tudo que precisamos é continuar conversando"
Por que não conversa comigo?
Sinto que estou afogando
Você nunca fala comigo
Você sabe que eu não consigo respirar agora
O que você está pensando?
Não vamos a lugar nenhum
O que você está sentindo?
Não vamos a lugar nenhum


Por que não conversa comigo?
Você nunca fala comigo
O que você está pensando?
Para onde vamos daqui ?


"Não precisa ser assim.
Tudo que precisamos é continuar conversando

Um comentário: