Seguidores

sexta-feira, junho 07, 2013

Amanhã é dia de vacinar crianças contra a paralisia infantil

0

Amanhã, 08, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dá inicio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil com o dia “D” de mobilização. A solenidade de abertura acontecerá às 8h, na Unidade Básica de Saúde São Pedro, localizada na Rua Jovino Dinoá, 158, Beirol.

Em Macapá a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% de um total de 38 mil crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). Este é o segundo ano que a campanha contra paralisia infantil acontecerá em uma única etapa, portanto, os pais ou responsáveis têm até o dia 21 de junho para imunizarem seus filhos.

Para vacinar o maior número de crianças no sábado, dia “D” da campanha, a Semsa montou uma estratégia de aproximação entre os pontos de vacina e a comunidade. Serão 167 pontos na capital e nos distritos (zona rural), entre fixos e volantes, que funcionarão das 8h às 17h.

Além das unidades de saúde, os postos de vacinação estarão distribuídos pela cidade em supermercados, padarias, lojas, centro comunitário, igrejas, escolas e praças, com a identificação “Vacina Aqui”. Mais de mil pessoas, profissionais da secretaria e voluntários, estarão envolvidas na mobilização do dia “D”.

Os postos volantes atenderão crianças com problemas de locomoção em casa. Neste caso, a família deve solicitar o serviço junto às equipes do Estratégia Saúde da Família. Os volantes também adentrarão em áreas de difícil acesso, para levar as gotinhas contra paralisia a todas as crianças.

É importante os pais estarem atentos para a novidade este ano na mudança da faixa etária. As duas gotinhas da vacina oral (VOP) serão administradas para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). Desde o ano passado o Ministério da Saúde introduziu a forma injetável da vacina (VIP) para crianças menores de seis meses, que recebem duas doses, aos dois e aos quatro meses, nas unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora da campanha, Jorsette Cantuária, durante o sábado as unidades básicas de saúde, além de administrarem a vacina contra paralisia infantil, vão oferecer as demais vacinas do calendário nacional.

“Reforçamos para que os pais não esqueçam o cartão de vacinação para controle e avaliação. Caso a criança apresente alguma pendência os profissionais orientarão a procurarem as Unidades Básicas de Saúde, que neste sábado também vão oferecer as demais vacinas para atualização da carteira de vacina”, informou a coordenadora da campanha, Jorsette Cantuária.

A doença - A paralisia infantil ou poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus, que pode provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Segundo a Organização de Saúde a poliomielite ainda é endêmica na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. Esta é a 34º campanha nacional de vacinação contra a doença, e há 24 anos o Brasil não apresenta casos de paralisia infantil.

Suplementação da Vitamina A - Vale ressaltar que, durante o dia “D”, o Programa Municipal de Alimentação e Nutrição (PAN) vai disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde São Pedro, Lélio Silva, Álvaro Correa e Coração a suplementação da “Vitamina A” para maiores de 06 meses e menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). A suplementação é de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento da criança. Ela atua de forma positiva na redução e controle da deficiência nutricional, fornecendo vários benefícios para a saúde, além de reduzir a gravidade das infecções respiratórias agudas, as diarreias e a manter a saúde da visão.

Dia: 08 de junho
Horário: 8h
Local: Unidade Básica de Saúde São Pedro ( Rua Jovino Dinoá, 158, Beirol, próximo ao SAMU)

Janine Cruz – Asscom Semsa
Contato: 9142-2266

No Response to "Amanhã é dia de vacinar crianças contra a paralisia infantil"

Postar um comentário