Seguidores

terça-feira, agosto 19, 2014

Grupo amapaense resgata lendas da Amazônia em espetáculos de teatro

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Com o espetáculo “Curupira: um ser inesquecível” voltado para crianças, o movimento cultural “Desclassificáveis”, do Amapá, quer resgatar lendas de seres mitológicos da Amazônia. O grupo vai se apresentar na terça-feira (19), no Teatro das Bacabeiras, às 19h. O espetáculo é uma das exibições que compõem a programação gratuita do Sesc Amazônia das Artes em Macapá.

“Com o espetáculo fazemos o resgate da mitologia amazônica para que as crianças de hoje possam conhecer esses personagens, que já estão esquecidos por essa geração”, diz o diretor da peça, Paulo Alfaia.

Na história, o curupira e outros personagens são mortos, e o culpado é procurado pelos expectadores durante toda a trama, que tem duração de 45 minutos.

“Através da contação de histórias do nosso patrimônio cultural, fazemos uma brincadeira que, ao final, mostra que o grande vilão é a falta de leitura e o esquecimento do nosso imaginário popular”, contou o diretor.

Com texto original de Joca Monteiro, o espetáculo mostra os personagens Curupira (interpretado pelo ator Allan Gomes), Matinta Pereira e Pororoca (Ana Paula Pinheiro), Iara (Ana Paula Vilhena), Boto e percursão (Anderson Pantoja), Puraké e pescador (Sandro Gemaque), e Tarumã (Tonny Silo).

"Desclassificáveis"

Criado em 2008, o grupo procura mostrar nas peças a literatura amazônica e urbana, utilizando a comunicação tradicional nortista. O grupo tem cinco espetáculos. Além do “Curupira”, eles se apresentam com os trabalhos “Dent”, “Desclassificáveis" , "Somos Todos Cobaias" e "Cabaré: Anjos Em Crise.Com”.

Serviço:

Espetáculo de teatro: “Curupira: um ser inesquecível”
Dia: 19 de agosto
Hora: 19h
Local: Teatro das Bacabeiras
Entrada: franca

No Response to "Grupo amapaense resgata lendas da Amazônia em espetáculos de teatro"

Postar um comentário