O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou nesta quarta-feira (20), no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o treinamento de 3.344 mesários e 341 coordenadores mesas receptoras de votos que trabalharão nas Eleições Gerais 2014, em Macapá. A capacitação, dividida em três turmas de mesários e uma de coordenadores, ocorre de 9h às 19h e irá até o dia 12 de setembro deste ano. Com o aprendizado, eles poderão prevenir e solucionar situações indesejáveis que possam ocorrer nas seções eleitorais no dia da votação. A ação atende ao Calendário Eleitoral e acontece em todos os TRE’s do Brasil.
O curso preparatório para a função é ministrado por uma comissão de servidores da EJE. O aprendizado conta com ensinamentos teóricos e práticos das seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônico, identificação por meio do processo biométrico, entre outras atribuições dos mesários. A capacitação conta com recursos áudio visuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição e da atividade do mesário).

Mesários e coordenadores
Os mesários são eleitores, convocados ou voluntários, que compõem as mesas receptoras de votos em eleições, referendos e plebiscitos. Os coordenadores são os auxiliares do Juiz Eleitoral. Escolhidos geralmente entre os servidores públicos da escola onde funciona a seção eleitoral. Um total de 5.924 mesários e 539 coordenadores atuarão nas 16 cidades do Amapá durante o pleito deste ano.
Em Santana, o treinamento começará no dia 1º de setembro e irá até o dia 5 do mesmo. Já em Mazagão, a capacitação será realizada nos dias 10 e 11 do referido mês. Nos demais municípios do interior, o curso começará no dia 15 do mês que vem.
Benefícios para os cidadãos que trabalharão nas Eleições 2014

Serviço:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
No Response to "TRE-AP inicia treinamento de mesários e coordenadores para as Eleições 2014"
Postar um comentário