Seguidores

segunda-feira, outubro 06, 2014

Boletim do que rolou durante o dia, antes da apuração dos votos das Eleições 2014

0

TRE-AP Amapá inicia Votação Paralela

O juiz eleitoral Augusto Leite, acompanhado de servidores da Justiça Federal e Ministério Público Eleitoral (MPE), além de fiscais dos Partidos Políticos, iniciou na manhã deste domingo (5)  a Votação Paralela.  O TRE efetua a ação desde 2002. As urnas utilizadas foram sorteadas  na 13ª Zona Eleitoral do município de Laranjal do Jari e da 10ª Zona Eleitoral de Macapá. A ação começa e termina no mesmo horário da Eleição oficial, de 8h e às 17h, respectivamente. 

Durante a votação, são utilizadas cédulas eleitorais impressas, que foram distribuídas aos representantes dos partidos políticos para preenchimento.  Essas cédulas são depositadas em uma urna de lona lacrada, nas duas cidades onde procedimento ocorre. Ao final da votação, será feita a transferência dos votos impressos para o meio eletrônico.

As informações da Votação Paralela não entram no sistema de apuração e durante isso, vamos comparar os votos depositados nas urnas de papel com os votos transferidos para as urnas eletrônicas, a fim de comprovar a veracidade das informações”, destacou Augusto César Gomes Leite.

TRE-AP realiza Audiência de Abertura do Sistema que Apura os Votos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou neste domingo (5), na sala de audiências, a cerimônia de oficialização da Abertura do Sistema de Apuração de votos. Para que ele se torne operante, é necessário que os Juízes Eleitorais entrem com login e senha, o que valida o funcionamento. 

Para segurança e clareza da ação, a cerimônia contou coma presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP) e Partidos Políticos. “A partir de agora, nós  temos o sistema pronto para receber os dados de todas as zonas eleitorais”, disse o titular da Secretária Judiciária (Sejud), Orlando Ribeiro Junior. 

O sistema ficará no aguardo das informações que serão  inseridas pelos técnicos assim que a apuração começar. O próprio sistema vai somar com as informações para a contagem dos votos.

A importância de uma audiência como essa é a segurança que se dá ao processo segurança e transparência do pleito. Afinal de contas é essa comissão que irá apurar os votos e dar o resultado da Eleição”, ponderou juiz Eleitoral Marconi Pimenta. 

Fiscalização de juízes

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) desembargador Raimundo Vales, acompanhado dos juízes eleitorais do TRE, fiscalizaram cinco escolas de Macapá que abrigam seções eleitorais. Participaram da inspeção os magistrados Marconi Pimenta, Livia Perez, Vicente Gomes, Cassius Clay, Fábio Garcia Eleusa Muniz e Elayne Cantuária. Também estava presente na fiscalização o procurador Regional Eleitoral, Paulo Santiago. 

Durante a vistoria, os magistrados constataram falha do sistema biométrico de votação.  Mas com um número mínimo em cada sessão. O contratempo foi previsto pela Justiça Eleitoral, já que é a primeira vez que o novo tipo de votação é realizado no Amapá, um dos quatro estados da Federação a ter o voto digital nas Eleições 2014. 

O TRE treinou os mesários para efetuar o procedimento para o voto biométrico 8 vezes. Se ainda assim acontecer a falha, o eleitor votará no método antigo.O que não pode, é o cidadão deixar de exercer sua cidadania”, frisou o presidente do TRE. 

As escolas estaduais visitadas foram Alexandre Vaz Tavares, Gabriel de Almeida Café, Ruth Bezerra, Maria Cavalcante e Ester Vigulino. Em nenhuma delas, foi constatas boca de urna ou qualquer outro assédio ao eleitor. 

Presidente do TRE vota na Unifap

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) desembargador Raimundo Vales, votou às 11h30 deste domingo (5), na Sessão Eleitoral  512, na Universidade Federal do Amapá (Unifap).  

Na oportunidade,  o magistrado que comanda a Justiça Eleitoral do Estado conversou com cidadãos nas filas e pediu para que exerça o direito á cidadania com consciência de escolher os melhores representantes entre os candidatos a cargos eletivos. 

Certamente será a maior e mais disputada eleição. A Justiça Eleitoral está trabalhando para garantir a lisura e o  equilíbrio do pleito. Nós asseguraremos a vontade do povo”, frisou o presidente. 

Assessoria de Comunicação do TRE-AP 



No Response to "Boletim do que rolou durante o dia, antes da apuração dos votos das Eleições 2014"

Postar um comentário