Seguidores

quarta-feira, novembro 19, 2014

O discurso furado: “Em Macapá não tem nada” (por @Camila_Karina_ )

0
“Em Macapá, não tem nada!”; “Nada acontece por aqui!”; “Ninguém faz nada direito!”; “Não se faz show legal em Macapá!”; estes são exemplos clássicos de outras várias frases de mesmo sentido enfadonho que ouço de várias pessoas na cidade.

Quando sou abordada com tais frases minha resposta é quase sempre a mesma: “Não. Você está equivocado, acontece muita coisa por aqui e você que não sabe”. Nisto, aproveito também para fazer a divulgação do blog, claro! Pois nossa proposta é divulgar tudo que não tem janelas abertas na grande mídia.

Voltando ao assunto... Esse discurso de que em Macapá não tem nada está definitivamente ultrapassado, cansativo e demonstra certo comodismo de quem o propaga. Falo de comodismo, pois, estas afirmações se tornam até absurdas diante de tantas atividades e produções locais desenvolvidas semanalmente na cidade. 

Mas, a questão é: Porque estas mesmas pessoas ainda tem este tipo de visão? Será que o universo fora da grande visibilidade demonstra uma postura hostil para perfis que não se “encaixam” e vice-versa? Parece óbvio, mas, não é. 


Assim como temos preconceitos com eventos massificados, acontece o mesmo do lado de cá. Um ponto a menos para nós, que defendemos nossas atividades com tanta veemência. Feito este mea culpa, vale lembrar que o convite está sempre aberto a todos, o ambiente é público, e geralmente, é gratuito. Será apenas falta de divulgação? Discordo. 

A falta aqui é de ser dada a devida valorização, o exercício de um olhar mais atento para os talentos locais, o que infelizmente quase não acontece aqui em Macapá. 

Que tal conferir algum evento desta semana e prestigiar? Fazer roteiro e discurso diferentes faz muita diferença, garanto.

Olhem as dicas: 

“Mostra Oxê”, para quem curte cinema: http://bit.ly/1vp5R3T
“Festa Literária da Flap”, para quem ama poesia e leitura: http://bit.ly/1qqMu9n
“Halloween Maldito”, para quem não conhece as bandas locais: http://bit.ly/1vnfujs

Camila K. Ferreira - Jornalista, fotógrafa, militante cultural e editora do blog Eu Sou do Norte

No Response to "O discurso furado: “Em Macapá não tem nada” (por @Camila_Karina_ )"

Postar um comentário