Seguidores

sexta-feira, agosto 23, 2013

Cinema na Amazônia? É possível, sim!

0

Por Ronaldo Rodrigues

A luta é um épico, um roteiro de intrigas pra Fellini filmar. Um filme de ação, que comporta mil lances de aventura, suspense e, até, de terror.

Mas ninguém segura essa galera que faz cinema. E é assim mesmo. Com as dificuldades, os entraves, os perrengues. Quem tem fotograma no DNA e mede o tempo desmedindo/desmembrando/reconstruindo/desconstruindo em frames, sabe a dor e a delícia que há na produção de um filme. O making of das horas gastas/ganhas nesta labuta é um prazer que nenhum sucesso de bilheteria consegue mensurar.

E seguem filmando, entre criar os filhos, tomar uma cerveja, encarar outros trabalhos que dão mais grana do que tesão. Paciência. É preciso viver, sobreviver, cavar o pão e usar os obstáculos como trampolim para os grandes voos.

Um voo como este, da OCA - Opção de Cinema da Amazônia, uns cineastas loucos ou loucos cineastas. Quem sabe se há alguma diferença? Imagine essa galera solta na maior floresta do mundo (não tão grande quanto a ambição que desperta no resto do mundo) e temos uma Roliúdi bem aqui ao alcance de nossas antenas parabólicas e olhares tridimensionais.

Esse pessoal abençoadamente estranho que faz cinema está tramando novos planos e botando a imaginação na mira dos holofotes. A OCA se meteu a rodar o filme Com a boca na botija. O pessoal todo encarando esse desafio com muita alma, suor, talento, sentido de equipe e doação individual. Eis a receita. Daí sairá um longa-metragem, o primeiro feito por estas bandas com um faro técnico mais apurado.

Vamos a uma pitada do roteiro, para aguçar a curiosidade: os rapazes de uma pequena cidade do interior do Amapá migram para a cidade grande, atrás de emprego e melhores perspectivas. É aí que entra o engenho dos pais das mocinhas que ficaram. Elas estão em idade de casar e é preciso usar de astúcia para atrair os rapazes e garantir um bom partido para as filhas.

O enredo completo você vai conferir quando setembro chegar, trazendo a primavera da sétima arte para os nossos quadrantes. Os autores dessa façanha são o Joni Bigoo e uma equipe que encara essas e outras, no afã de escrever seus nomes nos créditos.

Mais uma missão quase impossível (seria impossível se não tivesse paixão) e o resto quem vai contar é a História. O sucesso é o único recurso quando você é pego Com a boca na botija. Em 3D, blu-ray e o que rolar.

Com a boca na botija
Uma produção OCA - Opção de Cinema da Amazônia

Direção: Joni Bigoo
Roteiro: Vald’Eni Silva
Produção executiva: Rita Cassia

Elenco:
Alex Hyacienth
Thaís Almeida
Dan Alves
Livaldo Rocha
Rechene Amin
e Silvio Guedes

Participações especiais de outros artistas do Amapá :

Assistência de direção: Etiene Mazze
Direção de fotografia: João Pantoja
Direção musical: Jota Mambembe
Músicas: Os Cabuçus, Nivito Guedes, Zé Miguel, João Batera e Jota Mambembe

Técnicos:
Amadeu Lobato
Rafael Decaro
Etnan Duarte
Edu Costa
Edrian Laser
Marina Farias
Hedvaldo Silva
Edberto Silva
Sebastian Campos

Apoio:
Companhia de Teatro de Arena - Ciata
Companhia de Teatro Oi Nóiz Aki
Cooperativa de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá - Captta
Teatribo Expressões Artísticas

Obra realizada com apoio do Crédito Cultural AFAP e empresas que apoiam a cultura no Amapá.

No Response to "Cinema na Amazônia? É possível, sim!"

Postar um comentário