Seguidores

quarta-feira, agosto 28, 2013

Mistérios do Cinema

1

A MALETA DE "PULP FICTION" 

Após obter a maleta de um grupo de bandidos que estava tentando "f****" com seu chefe, Marsellus Wallace, os capangas Vincent Vega e Jules Winnfield tentam não desgrudar dela nem por um minuto do clássico de Quentin Tarantino. Quando aberta, seu conteúdo -- qualquer que seja -- emite uma sedutora luz laranja, e todos que olham para ele ficam maravilhados. Já foi especulado que a maleta conteria diamantes de "Cães de Aluguel" e até a própria alma de Marsellus, mas em nenhum momento fica totalmente claro.


A FALA DE BILL MURRAY PARA SCARLETT JOHANSSON NO FINAL DE "ENCONTROS E DESENCONTROS"

Muito da atração entre Charlotte (Scarlett Johansson) e Bob Harris (Bill Murray) ocorria por estarem em um ambiente onde não se sentiam confortáveis, não entendiam nada e encontraram um no outro uma companhia agradável. Antes do filme acabar, porém, Bob resolveu deixar todo mundo também sem entender nada e sussurrar uma frase no ouvido de Charlotte ao encontrá-la pelas ruas de Tóquio. Qualquer que tenha sido essa fala, foi o suficiente para rolar um beijo depois e algumas lágrimas no rosto de Charlotte.


HAN SOLO ATIROU PRIMEIRO EM "STAR WARS: UMA NOVA ESPERANÇA"? 

 Poucas discussões esquentam mais o sangue dos fãs das antigas de "Star Wars" como esta: Han Solo atirou primeiro ou não no caçador de recompensas Greedo? Na versão original de 1977, o único tiro veio de Solo, mas o diretor George Lucas colocou Greedo atirando antes em lançamentos subsequentes. Isso gerou a ira dos fãs, que acharam que a primeira versão é mais condizente com o personagem, um anti-herói moralmente ambíguo.


QUANDO SE PODE ALIMENTAR OS GREMLINS? 

"Mas a regra mais importante, a regra que você nunca pode esquecer, não importa o quanto ele chore, não importa o quanto ele implore, nunca o alimente após a meia-noite". A ordem, explicada pelo garoto chinês que dá um gremlin a Billy Peltzer em "Gremlins", é clara. Assim mesmo, essa e várias outras normas sobre as pequenas criaturas são descumpridas, e o caos se instaura na cidade. Se Zach, entretanto, quisesse seguir a indicação à risca, a partir de que horas poderia alimentar seu novo bichinho de estimação?


A CAIXA FEDEX DE "NÁUFRAGO" 

Chuck Noland, personagem de Tom Hanks, até tinha mais com o que se preocupar: após escapar de um acidente de avião, ele encontra refúgio em uma ilha deserta e precisa aprender a sobreviver em meio aos desafios naturais do lugar. Atividades básicas de sobrevivência como encontrar comida e água, construir um abrigo e se proteger de eventuais predadores podem ter parecido mais importantes ao funcionário do FedEx do que descobrir o conteúdo de uma das encomendas que "sobreviveram" à queda do avião com ele. Nem ao final do filme, quando entrega a caixa ao remetente, Noland resolve descobrir o que havia dentro dela. Outras caixas não foram poupadas: o protagonista chega a abrir outras encomendas em seu tempo na ilha, mas essa não. Qualquer que tenha sido, para Noland, o significado de não abrir a caixa, a questão persiste: qual, afinal, era seu conteúdo? Será que o aventureiro apenas não pensou na possibilidade de haver um kit GPS, vitaminas ou até um rádio dentro da caixa? 


AS TRÊS CONCHAS DE "O DEMOLIDOR" 

John Spartan (Sylvester Stallone) era um policial durão do passado até ser congelado e, muitos anos depois, ter que se deparar com desafios como... as três conchas. Ele encontra esses estranhos objetos no banheiro, mesmo momento no qual percebe a falta de papel higiênico, e tudo isso só para ser alvo de chacota quando conta o ocorrido a seus colegas policiais do futuro. O bandido Simon Phoenix (Wesley Snipes) ele enfrentou numa boa, mas descobrir o método para utilizar esse aparato que substitui o papel higiênico foi um desafio que ele não soube superar. Tanto que o mistério persiste: como se usam as três conchas do filme?

Um comentário: