Seguidores

quinta-feira, agosto 29, 2013

Comissão Parlamentar que discute Marco da Mineração realiza de Audiência no Amapá na sexta-feira

0

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa o Marco Regulatório para o setor mineral do Brasil, estará no Amapá na próxima sexta-feira, 30, para ouvir autoridades e partes interessadas. A Audiência Pública, articulada pela deputada Fátima Pelaes, integrante da Comissão, vai acontecer na Assembleia Legislativa (ALAP) e pretende levar do Amapá subsídios importantes para o parecer do relator do Novo Código de Mineração, deputado Leonardo Quintão. Para a deputada, o Amapá precisa debater os impactos da proposta, por ser o nono arrecadador de tributos minerais, em nível nacional.

A Comissão está percorrendo o país promovendo debates com entidades e órgãos governamentais para que o relatório tenha o máximo de contribuição de estados que têm a mineração como fator importante da sua economia. Dois Projetos de Lei estão tramitando no Congresso Nacional. O encaminhado pela Presidência da República, e o do deputado Weliton Prado. O novo Marco Regulatório substitui o antigo Código de Mineração, que é de 1967.

Os dois PLs trazem mudanças significativas. O da presidente Dilma Rousseff quer o aumento da alíquota da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral (Cfem), que é paga pelas empresas que atuam no setor. A alíquota máxima passaria dos atuais 2% para 4%, com a justificativa de oferecer condições para que a pesquisa, exploração e comercialização de bens minerais sejam atividades mais eficientes, rentáveis e competitivas.

A PL do deputado Weliton Prado quer que a pesquisa e a lavra de minérios somente ocorram em regime de concessão, precedidas de licitação, assim, as atividades mineradoras deverão ser realizadas por empresas constituídas sob leis brasileiras e com sede e administração no país. Para as jazidas que já possuírem autorização de pesquisa na data da publicação da nova lei, a lavra também deverá ser realizada por empresas que obedeçam a essas regras.

Além de Fátima Pelaes e Evandro Milhomem, estão confirmadas as presenças dos deputados Leonardo Quintão e Gabriel Guimarães, de Telton Elber Correa, do Ministério das Minas e Energia; e de autoridades amapaenses, como o deputado Júnior Favacho, Reinaldo Picanço, secretário de Indústria e Mineração do Governo do Estado, Joseane Rocha, presidente da Fieap, Antonio Feijão, superintendente do DNPM/AP, entre outros nomes de prefeituras, Ministério Público e instituições. A Audiência está confirmada para 8h, na ALAP.

Mariléia Maciel
Assessora de comunicação da deputada Fátima Pelaes

No Response to "Comissão Parlamentar que discute Marco da Mineração realiza de Audiência no Amapá na sexta-feira"

Postar um comentário