Seguidores

quinta-feira, agosto 29, 2013

Escolas de Macapá recebem programação da primeira etapa do Festival Quebramar 2013

0

Uma das etapas de maior relevância das edições do Festival Quebramar é o Quebramar na Escola, que acontece com alguns meses de antecedência do festival e objetiva o incentivo e difusão da produção cultural local no ambiente escolar, promovendo a interação entre artista e alunos, assim como, o desenvolvimento de agentes multiplicadores da cultura no Estado.

O Quebramar na Escola leva parte do Festival para o interior de instituições de ensino da rede pública de Macapá. Esta é a quarta edição do projeto, que tem tido um papel fundamental na formação de público e futuros agentes da cultura amapaense. Muitas bandas, comunicadores e agitadores culturais presentes no cenário atual tiveram origem nesse processo.

Durante o evento acontecem shows com o propósito de formar público, apresentar a cultural urbana de Macapá, estimulando a produção por parte dos alunos, além de atividades de formação. Durante as atividades lúdicas são expostos e comercializados produtos culturais do cenário independente.

Festival Quebramar

Considerado um dos maiores festivais de artes integradas da Amazônia, o Festival Quebramar inseriu o Amapá no mapa da cena musical independente do Brasil. Em 2013, o festival completa seis anos e acontece de 29 de outubro a 03 de novembro e traz em sua programação nomes importantes do cenário cultural do Brasil e os destaques de artistas da Região Norte. O Quebramar 2013 é apresentado pela Petrobras, após ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural na seleção de festivais de música.

Na edição anterior, oito mil pessoas participaram da programação, que ocupou inúmeros espaços de Macapá, durante seis dias com atividades de formação, circulação, difusão e integração, utilizando-se da aplicação de tecnologias livres em sua composição.

Desde seu surgimento, em 2008, o Quebramar já envolveu cerca de 600 músicos, em 150 shows e recebeu mais de 30 atividades de formação, dentre painéis e oficinas. Este ano serão realizadas quatro dias de prévias nas escolas, Batalhas de Bandas, cinco dias consecutivos de eventos com shows musicais, espetáculo teatral, e em todos os cinco dias rodas de discussão sobre arte e cultura, oficinas livres, exposição de artes visuais permanente e mostras de audiovisual em parceria com os grupos cineclubistas locais, com o envolvimento de aproximadamente 60 agentes culturais da Amazônia e demais regiões do país.

Patrocinadores

O Festival Quebramar 2013 é apresentado pela Petrobras, após ser contemplado pelo Programa Petrobras Cultural. Apoio Toque no Brasil, integra a Rede Brasil de Festivais Independentes, Circuito Amazônico de Festivais Independentes, Universidade Livre Fora do Eixo, Universidade das Culturas (Unicult) e Cultura de Red. Realização Casa Fora do Eixo Amapá, Casa Fora do Eixo Amazônia, Fora do Eixo e Governo Federal.

Serviço

Terça - feira (27/08)

Escola Estadual Tiradentes

Cinema e Oficina de Desenho

Quarta-feira (28/08)

Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes

Cinema + Oficina de Fotografia + Oficina de Desenho

Escola Estadual José Bonifácio

Cinema + Oficina de Fotografia + Oficina de Desenho

Quinta-feira (29/08)

Escola Estadual Professor Antonio Ferreira Lima Neto

Cinema + Oficina de Fotografia + Oficina de Desenho
-- 
Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281

Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá

No Response to "Escolas de Macapá recebem programação da primeira etapa do Festival Quebramar 2013"

Postar um comentário