Seguidores

terça-feira, agosto 27, 2013

MOSTRA DE ARTE PÚBLICA NO MEIO DO MUNDO

0

A primeira mostra de Arte Pública no Meio do Mundo é uma iniciativa do Grupo Eureca (AP) que acontecerá no período de 30 de agosto a 2 de setembro com apresentações e atividades de formação artística.

No sentido corrente, Arte Pública é a arte que ocupa os espaços públicos, a ideia geral é de que se trata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário, recupera logradouros degradados e promove o debate cívico. Diante disto, o espectador deixa de ser observador distanciado e torna-se parte integrante do trabalho que pode articular diferentes linguagens - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc.

Neste sentido, o Grupo Eureca e suas parcerias objetivam a ocupação e a ressignificação do espaço público macapaense por meio das linguagens artísticas tornando a cidade mais humana. Esta ação promove uma Nova Ordem que elimina as diferenças entre as camadas sociais oportunizando o acesso a arte independentemente dos grandes equipamentos culturais.

Em sua primeira edição, a mostra de Arte Pública no Meio do Mundo terá Atividades de Formação com Andréa Flores, Atriz e palhaça formada pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso técnico de formação em Ator na cidade de Belém-PA, onde cursa mestrado em Artes, pelo Instituto de Ciências da Arte (UFPA). Também é terapeuta ocupacional e Conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente na Prefeitura Municipal de Ananindeua (PA). Atua como professora do curso de Terapia Ocupacional da Escola de Ensino Superior da Amazônia (ESAMAZ), onde ministra a Disciplina Psicomotricidade ao 7º semestre e integra a Fabulosa Trupe.

Para as apresentações artísticas, Andréa traz na bagagem o espetáculo “Amor, Amor” e se junta ao Grupo Eureca com “João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel”. Esta iniciativa recebe o apoio cultural do Sesc, Fecomércio (AP), Circo Roda, Captta e de toda a sociedade que comparece aos locais de apresentações ou participam das oficinas de formação.

PROGRAMAÇÃO:

Workshop: "Sacerdotes da Bobagem" (com Andrea Flores - PA)

Público alvo: atores, circenses e artistas em geral, com iniciação ou não em palhaçaria.

Descrição: O estado de palhaço(a) refere-se ao desnudar a si mesmo e descobrir-se em comicidade, em bobagens decorrentes da própria condição frágil do ser humano. Durante a oficina serão realizados jogos e vivências, voltados para despertar a sinceridade, o ridículo e o risível do artista, interessado na pesquisa desse estado, com vistas à atuação cênica. A oficina culminará em uma saída de rua de palhaços, montada a partir da composição dos participantes da oficina.

Investimento: $ 50 (Integrantes do CAPTTA 50% de desconto)

Período: 30 /08 (Sexta-feira) a 01/09 (Domingo)

Horário: 8h às 12h

Local: Circo Roda Ciranda (Transporte incluído)

APRESENTAÇÕES

31/08 (Sábado)

19h00 João Cheroso e João do Céu Vendendo Cordel (Grupo Eureca - AP)

20h00 Amor, Amor (Andréa Flores Palhaça- atriz independente - PA)

Local: Anfiteatro da Praça Chico Noé

VIVÊNCIA ARTÍSTICA

02/08 (Segunda-feira)

Participantes: Grupo Eureca, Andréa Flores e Duas Companhias.

Local: Casa Eureca

Acompanhe, também, a apresentação do espetáculo “Divinas” (Duas Companhias - PE) no dia 01/09 às 20h no palco do Teatro das Bacabeiras na programação do Palco Giratório do Sesc, o grupo artístico tem o compromisso com o novo, com o experimento, com o profissionalismo, com a qualidade e, principalmente com a busca de um teatro contemporâneo capaz de reacender no público o seu interesse por essa arte milenar de contar histórias ao vivo.

Paulo Rocha
96 8116700
96 91981300

Grupo Eureca
Parazinho Ponto de Leitura - MinC
Coletivo de Artistas Produtores e Técnicos em
Teatro do Amapá

No Response to "MOSTRA DE ARTE PÚBLICA NO MEIO DO MUNDO"

Postar um comentário