Seguidores

quarta-feira, outubro 22, 2014

Exposição reúne 35 obras de arte de mãe e filha no Sesc Amapá

0
Por Fabiana Figueiredo, do G1 Amapá

Trinta e cinco obras das artistas Simone Melo e Stephane Melo, mãe e filha, estão reunidas em uma exposição coletiva chamada “MulticulturArte”. A mostra está aberta ao público gratuitamente até o dia 31 de outubro, na galeria de arte Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá, em Macapá. É a primeira vez que a dupla participa da mesma mostra cultural.

Simone, que atende pelo nome artístico de SPMelo, de 42 anos, é artista plástica formada pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), trabalha como arte educadora no estado e já fez exposições na França.

Com uma professora de arte em casa, Teka May, como Stephane, de 20 anos, assina as obras, ganhou influências da mãe e enveredou para a criação artística.

Apesar da influência, as duas trabalham em áreas diferentes: enquanto a filha valoriza a cultura oriental através de desenhos feitos a lápis, a mãe produz obras que retratam a mulher morena de cabelos cacheados e a religiosidade sobre telas e plásticos.

"Somos como um diamante, que vai sendo polido durante a trajetória. Minha arte é contemporânea e tem muita gente que acha que ela tem que 'chocar', mas as pessoas têm que vir para a exposição se predispondo a ver, sem estar preso a outras ideias", sugeriu SPMelo.

Na exposição, a artista mostra as experiências com materiais diversos como pinturas sobre plástico, fibra de tururi e massa. As técnicas foram usadas, por exemplo, em representações religiosas de cor negra como a "pietà negra", criada por SPMelo. Uma das novidades é uma tela de plástico que está exposta no teto da galeria de arte.

SPMelo afirma que a exposição "MulticulturArte" é uma oportunidade para lançar a filha Teka May na carreira artística. A jovem achou a ideia interessante e aceitou o desafio de mostrar os desenhos pela primeira vez ao público.

"Eu já gostava muito da cultura oriental e passo para os desenhos. Sempre gostei de desenhar, mas também tenho outras vontades. Não quero deixar esse dom, mas não sei se eu viveria só de arte", disse a desenhista, que estuda para ser professora de informática.

Sobre expor os trabalhos, Teka May diz que "as pessoas elogiam e isso é estranho". Ela já tem encomendas não só ligadas à cultura japonesa, mas a outros tipos de desenhos.

“A inovação da exposição são as obras sobre o plástico, além do óleo acrílico sobre telas e outros trabalhos como o desenho de canson sobre o grafitti. A exposição possibilita ao público enriquecer o conhecimento cultural através do contato com a arte”, falou a organizadora do evento, Carla Cambraia.

Além do público em geral, escolas também podem levar alunos para visitar a exposição e aprender técnicas utilizadas na “MulticulturArte”. As obras de mãe e filha devem ganhar outros espaços após o dia 31 de outubro, quando encerra a exposição no Sesc.

Serviço:

Exposição coletiva “MulticulturArte”
Dias: de 3 a 31 de outubro
Local: Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes (Sesc Araxá)
Hora: 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Entrada: gratuita

No Response to "Exposição reúne 35 obras de arte de mãe e filha no Sesc Amapá"

Postar um comentário