Seguidores

quarta-feira, novembro 05, 2014

Hoje é o Dia Nacional da Cultura

0
Hoje é o Dia Nacional da Cultura. A origem da celebração é que em 5 de novembro é comemorado o dia do nascimento do jurista, político, escritor e diplomata brasileiro Rui Barbosa (1849-1923). Ele Foi um dos Fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) e presidente da ABL de 1908 a 1919. A data comemorativa foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579.

Falar de cultura é tão amplo.Há quase cinco anos, divulgo todo tipo de movimento cultural no Amapá neste blog. Desde acontecimentos pomposos e com estrutura aos do no “submundo”, realizados graças a correria e viração de agentes culturais cheios de vontade de fazer valer.  

O Brasil é um país de formação multirracial. Nossa cultura foi formada por brancos e índios, negros. Em alguns locais sofre influência oriental. Nossa música, gastronomia, artes plásticas, dança, religião, artesanato, pintura e etc...é uma mistureba de tudo que é lugar do mundo. 

Aqui no Amapá predominam as tradições herdadas de escravos e indígenas. E se levarmos em conta a história de Mazagão Velho ainda temos coisas de marroquinos. É muita coisa junta. 

Eu por exemplo, que adoro Rock e MPB, também gosto de Marabaixo e Batuque. Isso não é uma escolha. É entender minha origem e nossa identidade cultural. Enfim, viva a Cultura Brasileira, em todas suas formas e vertentes. É isso!

Elton Tavares

No Response to "Hoje é o Dia Nacional da Cultura "

Postar um comentário