Seguidores

sexta-feira, agosto 02, 2013

Resenha do Alta Fidelidade ( por André Mont'Alverne)

1
Por André Mont’Alverne


“O que veio primeiro? A música ou a miséria? As pessoas se preocupam com crianças brincando com armas, vendo vídeos violentos, como se a cultura da violência fosse consumi-las. Mas ninguém se preocupa se escutam milhares de canções sobre sofrimentos, rejeição, dor, miséria e perda. Eu ouvia música pop porque era infeliz? Ou era infeliz porque ouvia música pop?”

É com essas frases, ditas por Rob Gordon (John Cusack), olhando diretamente pra você (telespectador), que começa a maravilhosa comédia romântica “Alta Fidelidade”, que é uma adaptação do livro de Nick Hornby. É um desses filmes que fica melhor a cada vez que você assiste. Sempre existe uma, entre as várias músicas, que compõem a trilha sonora do filme, que não foi notada ou alguma cena que passou batida. O roteiro envolve o telespectador de uma maneira que não há quem não se identifique com Rob. A interação dele com a câmera é perfeita e acontece várias vezes durante o filme.


Rob é o dono de uma romântica loja de discos que, aparentemente, está à beira da falência, a loja conta com dois funcionários hilários e totalmente diferentes um do outro. Enquanto Dick (Todd Louiso) é um típico fã de Belle and Sebastian. Já Barry (Jack Black), é uma pessoa alegre cheia de swing que gosta de músicas mais agitadas e eles sempre discutem sobre essa diferença. Barry rouba todas as cenas em que aparece.

Rob leva um fora da sua linda namorada Laura (Iben Hjejle) e, por conta disso, passa por uma tremenda dor de cotovelo e decide reencontrar suas exs namoradas com o intuito de descobrir o "Porque??" seus relacionamentos nunca dão certo.

O Filme é recheado de listas (Top Five) musicais e diálogos interessantes que acontecem no interior da loja de discos e, no decorrer da trama, Rob vai fazendo uma alto avaliação, sempre se questionando sobre o que é realmente importante para ele. Mas será que está preparado para mudar de estilo de vida?




Entre as várias boas cenas do filme, eu destaco a cena onde Rob encontra Laura pela primeira vez depois que ela o deixou, ele pergunta se ela já tinha transado com o novo namorado Ian 'Ray'(Tim Robbins). Ela responde que não, porque não teve vontade. Ele sai dançando, ao som de We Are The Champions, do Queen. Essa cena diz muito sobre a natureza masculina.

Alta fidelidade é um filme cheio de diversão, mas que também nós leva a reflexão, admitir que o amor por uma pessoa não apaga o desejo sexual por outra é uma das mensagens importantes que o filme transmite.O filme é feito por gente que se preocupa com a inteligência de quem assiste. Aqui vai o meu Top Five dos filmes mais Rock da história do cinema:

The Doors de Oliver Stone (1991)
The Commitments (1991)
Quase famosos (2000)
A festa nunca termina (2002)
Johnny & June (2005)



Um comentário: