Seguidores

sexta-feira, agosto 09, 2013

Hoje começa a Conferência Municipal de Cultura

0

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a Prefeitura de Macapá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT) realizará nos dias 9 e 10 de agosto, no Museu Sacaca, a III Conferência Municipal de Cultura. A conferência é uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, estados e municípios.

Dentre os objetivos destacam-se a discussão de estratégias de articulação e cooperação institucional com os demais entes públicos locais e a sociedade civil para dinamizar a participação dos cidadãos na gestão das políticas públicas de cultura para a implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura (SNC).

Para tanto, chegou-se a conclusão que a política cultural deve ser inserida na política de desenvolvimento sustentável e de inclusão social implantada pelo governo federal. A partir desse marco fundamental foram elencados dezenove objetivos estratégicos a serem alcançados por meio do Planejamento e Gestão com a participação da sociedade civil e entidades públicas.

Durante a Conferência ocorrerão debates entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, pesquisadores e demais agentes que formam a cadeia cultural, como forma de valorizar a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões. Outro importante resultado esperado desta Conferência é a eleição dos delegados municipais que representarão a setorial na Conferência Estadual de Cultura, a se realizar no mês de Setembro.

É com o propósito de ouvir críticas e sugestões, diretrizes e programas prioritários para a cultura que a FUMCULT convida os movimentos culturais, as entidades representativas e população em geral para participarem da Conferência. Desta forma, a PMM visa desenvolver uma melhor prestação de serviços de qualidade para a sociedade.

Programação:
09/08/2013
16h – Credenciamento
17h – Apresentações Culturais
18h – Sessão solene de abertura
19h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
20h – Coquetel

10/08/2013
08h – “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura.
Palestrante: Alberdan Batista (Ministério da Cultura – Regional Norte)
9h – Organização dos Grupos de Trabalho (GTs)
EIXO 1 – Implementação do Sistema Municipal de Cultura
EIXO 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural
EIXO 3 – Cidadania e Direitos Culturais
EIXO 4 – Cultura e Desenvolvimento
12h – Intervalo
14h – Plenária Geral para apreciação coletiva das proposições
17h – Eleição dos delegados (as)
18h – Sessão de encerramento

(Ascom/Fumcult)

No Response to "Hoje começa a Conferência Municipal de Cultura"

Postar um comentário