O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) promove nesta sexta-feira, 9, ação em homenagem ao Dia dos Pais. A finalidade é cadastrar e fidelizar novos doadores de sangue e Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
A ação será no prédio do Hemoap, localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, s/n, bairro Central, das 7h às 12h. Os procedimentos para uma doação são muito simples, rápidos, sigilosos e seguros, pois não oferece nenhum risco para quem está doando.
No momento da doações os presentes que quiserem poderão aproveitar alguns benefícios oferecidos pelo Hemoap, como massagem corporal e corte de cabelo.
Para se tornar um doador, basta ter idade mínima de 18 anos e máxima de 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e realizar alguns exames, como HIV, sífilis, doença de Chagas, hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. Atualmente, os homens são responsáveis por 66% das coletas realizadas no Amapá.
Impedimentos temporários para doação de sangue
Estar com gripe ou febre; grávida ou amamentando; ingestão de bebida alcoólica no dia da doação; ter feito tatuagem ou aplicado piercing sem condições de avaliação de higiene há menos de um ano e apresentar comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, o doador de plaquetas não pode ter ingerido medicamentos como AAS, aspirina ou anti-inflamatório há pelo menos uma semana.
Impedimentos definitivos de doar sangue
São pessoas que tiveram doença de Chagas e malária; hepatite após os 10 anos de idade e com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, tais como sífilis, doenças associadas ao HTLV e Aids.
Cristiane Mareco/Secom
No Response to "Hemoap promove ação em homenagem ao Dia dos Pais"
Postar um comentário