Seguidores

domingo, agosto 11, 2013

Hoje é o Dia dos Pais

2
Papai, vôvô e tio Ita.

Hoje (11) é o Dia dos Pais.  A data tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.Para alguns, somente mais uma dia inventado pelo comércio promover suas vendas.

Quem implementou a peculiar data para o segundo domingo de agosto foi o  jornalista Roberto Marinho, em 1953, justamente para aquecer as  vendas do comércio e, consequentemente, o faturamento de seu jornal, O Globo. 


Bom, chega de informações históricas. O Dia dos Pais é muito mais que isso, é dia de reverenciar nossos heróis. O dia de hoje mexe comigo, me traz muitas saudades do meu pai, José Penha Tavares, do patriarca de nossa família, João Espíndola Tavares e do meu tio, Itacimar Costa Simões (que também foi um pai para mim).

Os três já partiram para outro plano, mas que fique registrado, eles foram homens valorosos, com quem aprendi coisas fundamentais para a vida como dignidade, honra e respeito às pessoas. 


Sempre digo aos meus amigos: “cuidem e amem seus pais enquanto eles estão por aqui”.  Ah, diga “eu te amo, pai!”. Acredite, esse é melhor presente.


Dedico este texto a todos os meus amigos e parentes que foram abençoados com a paternidade, aos filhos que ainda tem o privilégio de terem seus pais por perto e aos pais que fazem tudo pelos seus filhos, cada um a sua maneira. Em especial aos meus primos Adriano Silva Éder Silva e Marcelo Tavares, meus tios Pedro Tavares e Paulo Tavares, meu padrasto Enilton Cardozo.  
Eu e Zé Penha, o meu pai é meu herói.

Antes de finalizar, aí vai um recado para o meu velho e melhor parceiro (o céu deve ter internet, e muito rápida!): Aí Zé Penha, quero que saibas que sinto muitas saudades, cara. Você foi muito mais que meu pai, foi o meu melhor amigo. Certamente, nosso amor vem de vidas passadas, atravessou esta e com certeza a próxima. Te amo!

Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez” – Frase do poema Filtro Solar.


Elton Tavares

2 comentários:

  1. Heloisa Helena Figueiredo Pereira12 de agosto de 2012 às 21:32

    Muito criativo o seu Blog, Elton. Linda a sua homenagem ao seu pai, meu saudoso amigo José Penha. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Heloisa Helena Figueiredo Pereira12 de agosto de 2012 às 21:34

    Muito criativo o seu Blog, Elton. Linda a homenagem ao seu pai, meu saudoso amigo José Penha. Abraços

    ResponderExcluir