Seguidores

segunda-feira, agosto 19, 2013

Num clic! (crônica de Ronaldo Rodrigues)

0

Existem pessoas loucas por tecnologia. Você sabe disso, talvez até seja uma. Para essas pessoas, não basta que o celular transmita e receba a voz humana. O celular tem que ter GPS, gravar imagens, editar, fotografar, fazer massagem, fritar ovo, recitar Shakespeare e tomar conta das crianças.

Meu amigo Francis Ney, também conhecido como Download-Man, o Rei do Upgrade, autêntico representante da geração pontocom, é uma dessas pessoas. Louco por tecnologia, Francis Ney ficou sabendo da última palavra em detecção de câncer de próstata, o que lhe acendeu a vontade de procurar um proctologista e se inteirar da novidade.

Beirando os quarenta anos, Francis Ney há muito resistia à necessidade de saber como anda sua próstata. Ele sabe da importância disso, mas a perspectiva de ser apalpado intimamente por outro homem mexe com sua índole de machão latino. E a gozação dos amigos não dá trégua:

– Não vai te apaixonar!

Foi quando chegou a Francis Ney, através da internet (é lógico!), a alvissareira notícia sobre os métodos atuais, que evitam qualquer contato físico com o médico. A tecnologia avançou tanto que o exame é feito através da tela do computador.

O chip da curiosidade faiscou nos neurônios de Francis Ney e lá foi ele para o exame de próstata. O médico explicou como é feito o exame:

– Muito bem, seu Francis Ney. O senhor deve ter ouvido falar coisas horrorosas sobre o exame de próstata, mas verá como tudo ficou simples depois que inventaram este aparelho.

Francis Ney, com brilho nos olhos, contemplou o aparelho, que lhe pareceu uma câmera de vídeo.

– Parece uma câmera de vídeo.
– Isso mesmo. É uma câmera de vídeo. Aliás, uma super-hiper-mega-power-câmera! E o senhor terá o privilégio de ser o primeiro cliente a usar esta avançada tecnologia.

Francis Ney ficou maravilhado com mais um gadget*. Totalmente alucinado por engenhocas modernosas e avançadérrimas, foi logo enchendo o médico de perguntas:

– Qual é o aplicativo que o senhor usa? Qual é a extensão? Esse programa roda no Windows 98?

O médico vibrou com a curiosidade digital do cliente e deu uma risadinha um tanto neurótica. Examinando mais atentamente o aparelho, um pensamento passou pela superantenada e cibernética cabeça virtual digital & tal de Francis Ney:

– Não me diga que o senhor mete esse negócio no nosso... Quer dizer, no meu...

O médico continuou rindo e explicando:

– Tem gente que até gostaria, mas não é assim. Trata-se de um procedimento muito simples. O senhor fica de quatro e esta câmera faz todo o serviço.

– Continuo sem entender. E olha que sou fera nessas máquinas. Vou sacando logo tudo. Destrincho o manual do usuário. Em suma: eu mato a pau!

O médico riu mais uma vez e Francis Ney foi achando aquela risada cada vez mais sarcástica. O médico prosseguiu em sua sorridente explicação:

– O senhor fica de quatro e expõe toda a sua região glútea. Aí eu aciono o meu equipamento.
– Epa! Como assim?
– Calma! O equipamento a que me refiro é a câmera aqui ao meu lado. A sua... Bom, vamos falar de uma forma menos científica: a sua bunda será filmada, capturada, scanneada pela câmera. A imagem de seu orifício anal irá para o monitor do computador. E eu, com o mouse, farei o exame. É só levar a seta ao centro do alvo e poderei saber se o senhor tem ou não câncer de próstata.

Francis Ney não conseguia, e nem queria, esconder seu contentamento com mais uma sacada dos nossos cientistas:

– Muito interessante. Sem contato com o seu dedo e sem dor.
– Se o senhor sentir dor é porque tem câncer de próstata. E, como já notei que o senhor gosta desses avanços, tenho uma ótima notícia. Em muito breve, talvez daqui a três meses, a tecnologia médica terá avançado tanto que será possível fazer a intervenção cirúrgica desse mesmo modo. Com um simples clic! de um mouse.

Acentuando sua paixão por tecnologia e a vontade de querer ser o primeiro em tudo, os olhos de Francis Ney brilharam de novo. Todos os olhos (se é que me entende!). E falou para o médico, com a mesma risadinha sarcástica:

– Será que daqui a três meses eu já terei câncer de próstata?

* Gadget: termo em inglês que significa geringonça, dispositivo, equipamento com propósito e função específica, prática e útil no cotidiano. São comumente chamados de gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como PDAs, celulares, smartphones, leitores de MP3 etc.

Ronaldo Rodrigues

No Response to "Num clic! (crônica de Ronaldo Rodrigues)"

Postar um comentário