O último dia da Conferência Municipal de Cultura começou com a palestra de Alberdan Batista, representante do Ministério da Cultura (MinC) da Regional Norte. Ele explanou sobre a política de Estado para o segmento cultural.
Alberdan explicou também a importância das conferências municipal, estadual e nacional, e os desafios do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Em toda palestra, Batista ilustrava sua fala por meio da música, uma dinâmica encontrada para se fazer entender melhor pelos participantes. “Mais do que discutir a letra no papel, queremos sentir o outro, olhar nos olhos”, ressaltou.
“As pessoas dizem que não gostam de política, entendendo que política é aquela partidária. Ela está no nosso dia-a-dia. É um exercício do pensamento, da reflexão do compartilhamento”, disse Alberdan.
A fala do palestrante se reportava aqueles descrentes com a política que não vieram contribuir por não achar que valesse a pena. “O que estamos construindo aqui são políticas públicas de Estado, que vão além de governos. A construção do SNC é um marco legal, e a partir dele poderemos exigir que as leis sejam cumpridas, independente do governo que esteja em exercício”, pontuou Batista.
O palestrante desafiava a plateia a todo o momento. Ao encerrar a palestra, deixou a seguinte frase para reflexão: “Quando não nos sentimos parte do problema, também não nos sentimos parte da solução”.
Texto: Emília Borges
Foto: Nayana Magalhães
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850
No Response to "Representante do MinC ministra palestra na III Conferência Municipal de Cultura"
Postar um comentário