Seguidores

sexta-feira, setembro 26, 2014

ABDeC-AP e Sesc-AP exibem curtas neste sábado, 27 (dica bacana da Crível Comunicação e Cultura)

0

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá – ABDeC-AP e Sesc Amapá realizarão neste sábado dia 27/09 a exibição do Curta “Os Silenciados não mudam o mundo”, de Alexandre Alencar, e o documentário “FordLãndia”, de Marinho Andrade e Daniel Augusto. Após a exibição teremos um bate-papo com os cineastas  dos filmes e realizadores amapaenses.

A ação é pertinente, pois o seguimento celebra o primeiro edital do Fundo Setorial do Audiovisual , aprovado pela Agência Nacional do Cinema –ANCINE. Momento em que é fundamental a interação entre os realizadores de nosso estado com os de outros Estados mais desenvolvidos no setor cinematográfico.

Os   Silenciados não mudam o Mundo

O   documentário   Os   Silenciados não mudam o Mundo, do   diretor   Pernambucano Alexandre   Alencar,   tem   como   fio   condutor   o   áudio   de   entrevista   inédita   exclusiva do Educador Paulo Freire, concedida em novembro de 1996. O educador fala   sobre   a   rebeldia,   o   autoritarismo,   a   licenciosidade   e   o   amor.   Os pensamentos do educador permeiam o filme, intercalados com o relato de dois jovens personagens reais dos dias de hoje.  Airton, um adolescente de 17 anos morador do sertão Pernambucano, desestimulado com   a   escola,   dedica-­se   a   trabalhar     em   uma   pequena   fábrica   de   gesso   em condições precárias. Airton revela seus objetivos ou a falta deles, através deseu cotidiano.   Daniel, um jovem de 22 anos morador das ruas de Recife, capital Pernambucana,pede dinheiro às pessoas e pratica pequenos furtos para comprar e consumir crack. Daniel fala da sua infância, dos sonhos, da realidade da vida nas ruas das drogas.    Um documentário corajoso, que expõem 

o desperdício de vidas, com personagens distintos unidos pela falta de perspectiva, entrelaçados por pensamentos do educador Paulo Freire. Um recorte contemporâneo que estimula a reflexão sobre oque estamos fazendo para mudar o mundo. 

Fordlândia

O diretor Marinho Andrade está na cidade para divulgar o filme  que vem sendo exibido em vários festivais  nacionais e internacionais, inclusive  em outubro estará no Amazonie Film Festival -  Marseille / França e em Janeiro em Londres no Amazonie Film Festival photographies.O documentário nasceu de uma pesquisa de 20 anos do diretor Marinho Andrade  que resgata a construção pelo industrial Henry Ford na década de 20 de Fordlândia ( PA), uma cidade em plena Amazônia para a plantação de borracha . Como não conseguiu suprir as necessidades de produção foi abandonada. O filme é fonte indispensável de reflexões e conhecimento da história da Amazônia.

Crível Comunicação e Cultura
96 3118-2228/9172-3889/8111-1336.
Avenida Mendonça Furtado, 776-B, Centro. 

No Response to "ABDeC-AP e Sesc-AP exibem curtas neste sábado, 27 (dica bacana da Crível Comunicação e Cultura)"

Postar um comentário