Seguidores

sexta-feira, setembro 26, 2014

Filocreão transmite cargo de reitor da Unifap para Eliane Superti

0

A professora Eliane Superti foi empossada como reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na manhã desta sexta-feira, 26. Ela é a primeira mulher a assumir a reitoria. A transmissão do cargo ocorreu no anfiteatro da instituição. Antônio Sérgio Monteiro Filocreão, reitor em exercício desde abril deste ano, trasladou a tradicional beca reitoral para sua sucessora. Eleita em maio para um mandato de quatro anos, a professora terá Adelma Barros como sua vice.

A reitora Eliane Superti afirmou em seu discurso que o projeto posto a partir de agora deve vencer três desafios comuns às universidades brasileiras: atingir um padrão de qualidade satisfatório; aproximar a instituição da comunidade com programas que possam contribuir para a melhoria de vida dessas pessoas; e tornar a universidade socialmente relevante. “Para isso”, disse a reitora, “é necessários tornar a Unifap um patrimônio de todos”.  

“As instituições públicas de ensino superior do país não devem apenas se limitar em formar bons profissionais. Nós precisamos entregar para a comunidade indivíduos criativos, empreendedores e, sobretudo, bons cidadãos”, avaliou.  A vice-reitora, Adelma Barros, endossou o discurso da professora Superti e disse ainda que é necessário criar estratégias e metas para que os desafios sejam vencidos um por um. “A universidade deve se tornar maior e mais forte. Nós precisamos ajudar o estado a sair do ciclo do subdesenvolvimento”.

O professor Filocreão fez um balanço da gestão em seu discurso de despedida. Lembrou os avanços obtidos em oito anos pela administração da qual fez parte nos últimos quatro. Citou a maior oferta de vagas e cursos de graduação e pós-graduação, ampliação do espaço físico e de material humano com constantes concursos e contratações de servidores professores e técnicos-administrativos. “A universidade cresceu em oito anos muito mais do que nos 16 anos anteriores”, afirmou. 

Filocreão ainda disse que a Unifap está em boas mãos, com profissionais experimentadas na administração da máquina pública. Na oportunidade, a reitora apresentou a sua equipe de gestão. O evento contou com a participação de diversas autoridades do legislativo, executivo e judiciário estadual e federal.

Kleber Soares
Universidade Federal do Amapá 
Assessoria Especial da Reitoria
3312-1704

No Response to "Filocreão transmite cargo de reitor da Unifap para Eliane Superti"

Postar um comentário