Seguidores

segunda-feira, novembro 03, 2014

Coleção Encantos do Vale movimenta Monte Dourado e Laranjal do Jari

0
Por Denyse Quintas

O Clube Jariloca, em Monte Dourado/PA reúne autoridades do Sebrae, Fundação Jari e a Cooperativas Agulhas Versáteis que movimentam o distrito, com o evento que apresenta a Coleção Encantos do Vale, resultado do esforço de 30 alunos da comunidade que se comprometeram a atender o mercado de forma ousada e ao mesmo tempo com humildade e conhecimento regional.

O desfile apresenta 11 coleções, criadas pelos profissionais, a partir da Consultoria de Costura Avançada em Modelagem Industrial que aconteceu no período de maio a outubro de 2014, com 450 horas/aulas, na Cooperativa Agulhas Versáteis, em Monte Dourado/PA.

Numa programação especial, durante três dias, houve entrega de certificados ao segmento da costura em Laranjal do Jarí e Monte Dourado, apresentação das coleções com temas e observações da moda local e internacional que contou ainda, com a apresentação do Grupo de Dança Posidance, com tema Emotion, Dance and Live it up e Show Room.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, a instituição apoia o segmento da confecção e moda há 7 anos e no decorrer desses anos foram proporcionadas inúmeras capacitações, consultorias e missões empresariais a eventos do mercado de moda, a exemplo, Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

A partir deste conhecimento de mercado, o Sebrae no Amapá em parceria com outras instituições locais decidiu então proporcionar ações de incentivo e conhecimento aos amapaenses que tivessem garra, determinação e inspiração para desenvolverem suas próprias coleções”, disse o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga.

Para a gestora do Projeto Indústria Confecções do Sebrae no Amapá, Vanusa Collares, o resultado é a realização do II Salão de Moda, evento que visa promover o desenvolvimento do Setor da Indústria da Confecção em todo o estado do Amapá.

Desfile

O desfile das Coleções Encantos do Vale e a produção de estilo das coleções foi elaborada pela empresária Nazaré França, formada pelo Senai Cetiqt Rio de Janeiro. Já a produção de moda no desfile é assinada pelo Personal Stylist, Arthur Lameira. As 11 coleções estiveram em exposição e comercialização em Show Room, no Clube Jariloca, no dia 30 de outubro, das 9h às 12h e das 15h às 20h.

Cooperativa

Criada em abril de 2006, a Cooperativa Agulhas Versáteis, conta com 13 costureiras cooperadas e atende seis (6) empresas que prestam serviços à Fundação Jari. A cooperativa trabalha essencialmente com a confecção de artigos do vestuário e acessórios.

Criações

O indianismo, termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional foi uma das peculiaridades da fase literária romântica no Brasil do Século 17.

O romantismo colocou o índio como figura central da literatura e a coleção encantos da tribo também. Criada pelas empresárias Irene, Aldenira, dona Dita e Davina, essa coleção procura inspiração nas telas trabalhadas na antiguidade, por meio do uso predominante da cor azul turquesa e da estampa tribal.

O verão no vale, o calor dourado e as cores que aquecem as ruas e florestas de Laranjal do Jari, inspiram a criação das empresárias, Margareth e Marlene, com a coleção que mescla vermelho e Tye Die em peças que trazem a frescor do verão à moda casual na coleção Deck de Verão.

Com o tema Encanto Natural, a coleção criada pelas empresárias Socorro Monteiro, Ana Valente e Fafá, buscou inspiração nas mais belas e diversificadas reservas naturais no Brasil. Na coleção a apresentação do verde e das estampas de cobra píton e cobra cinza mostram uma tendência.

Amazônia Viva. As empresárias Dilza, Erivanda e Nilce buscaram na maior biodiversidade natural do planeta, a inspiração para a coleção. Fauna e flora são retratadas na estamparia rica de uma nação, colorida de combinações em verde, laranja e vermelho.

Coleção Tropicalismo Fitness. A intensidade das cores tropicais que se adequam ao corpo da mulher esportiva. A riqueza de detalhes da aquarela brasileira surge nas academias e nas roupas de malhar nas cores azul, laranja, rosa pink e branco.

Amazônia Print. Emprestados da natureza as estampas e peles de animais sofreram preconceito em meados dos anos 90, mas hoje com a aproximação do homem às causas ambientais, o exótico e o selvagem conferem personalidade e atitude no mundo da moda. A coleção criada pelas estilistas Ana Progenio, Ana Rita e Gorete, mostra o selvagem chique à passarela em estampas animal Print e Black.

Sol de Verão. A riqueza, o calor e a atenção em uma só cor, o amarelo. A coleção criada pelas estilistas Gleiziene e Isael banha a passarela no II Salão de Moda Amapá inspirada no astro rei que irradia sua luz pelo planeta.

Realeza. Sangue da realeza, cor do céu e do mar, cor que inspira a tranquilidade, serenidade e harmonia, simplesmente azul. Criada pelas empresárias Marilene, Elení, Josete e Rose, é a cor que predominará na próxima coleção.

Black and white. A leveza do branco e a autoridade do preto, o clássico revisitado. Essas são as características da coleção criada pelas estilistas Deuza, Francisca e Gorete.
Coleção Royal Rouge. O bem e o mal, o frio e o calor, o céu e a terra, o paraíso e o inferno, a água e o fogo, o sol e a lua, o garantido e o caprichoso. As cores azul e vermelho há muito tempo são consideradas antagônicas na história. As cores se complementam e caminham juntas na coleção criada pelas estilistas Juciellen e Jucileia.

Prestigiaram o evento o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, diretora técnica do Sebrae no Amapá, Ana Dalva Ferreira,  relações institucionais do Grupo Jari, Augusto Praxedes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Laranjal e Vitória do Jari (Sindicom), Valdimar Barros, gerente de infraestreutura do Grupo Jari, Paulo Roberto e o representante do Clube Jariloca, Robson Souza.

O desfile da Coleção Encantos do Vale, ocorreu no dia 28 de outubro, às 19h, no Clube Jariloca, em Monte Dourado/PA.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

No Response to "Coleção Encantos do Vale movimenta Monte Dourado e Laranjal do Jari"

Postar um comentário