Seguidores

sexta-feira, agosto 02, 2013

Hoje rola Cinema Proibido, na Biblioteca Elcy Lacerda

0

O CINEMA PROIBIDO, realização cineclubista do Grupo Beija-Flor, traz dessa vez um filme sobre a maior epidemia infantil da história: a obesidade.

SINOPSE

"Imagine um mundo em que crianças de oito anos têm doenças como pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2… Imagine também que estas crianças estão por toda a parte, desde metrópoles gigantescas e movimentadas até cidades no interior de florestas, cercada por rios. Este mundo existe e se chama Brasil.

Muito Além do Peso é um documentário em que vemos uma moça percorrendo diversas partes do Brasil e entrevistando famílias sobre seus hábitos alimentares. E o que descobrimos é alarmante: replicando um movimento que já ocorreu e continua a ocorrer nos Estados Unidos da América, o Brasil caminha a passos largos para uma população obesa e sedentária. Nas palavras (não exatas, escritas aqui pelo que lembro) de um dos entrevistados, “a geração dos nossos filhos está destinada a viver menos que a nossa”.

Por que isto acontece? É por esse caminho que o documentário vai, ao destrinchar a vida de cada uma das crianças entrevistadas, seus hábitos diários e as características do que consomem, tanto em alimentação quanto em cultura. A alimentação desregrada e pautada por muito açúcar, carboidratos e alimentos processados é um culpado logo descoberto. Mas há mais por trás disso.

O documentário questiona a forte presença de personagens e motivos infantis na publicidade de alimentos prejudiciais à saúde. Vemos, através dos depoimentos das crianças, a forte influência que essa publicidade exerce sobre elas, bem como a falta de informações e discernimento para resistir a esta influência. O ponto de vista de um responsável por uma associação de publicitários é colocado como contraponto, mas não convence. O problema da publicidade infantil associada a estes produtos fica claro.

Outro ponto abordado é a dificuldade, nos dias de hoje, de se conciliar a vida moderna e corrida de um adulto com o acompanhamento dos seus filhos e, principalmente, de sua alimentação e seu nível de atividade física. Fica claro que o problema é muito mais complexo do que à primeira vista. Recomendado para abrir os olhos."

No Response to " Hoje rola Cinema Proibido, na Biblioteca Elcy Lacerda"

Postar um comentário